Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Leilão

Koenig e Brabus. Dois coupés Mercedes «musculados» e modificados vão a leilão. Qual escolhiam?

Um é conhecido como Mercedes-Benz 300 CE 3.4 AMG Brabus, o outro como Mercedes-Benz 560 SEC Koenig Kompressor e ambos vão ser leiloados pela RM Sotheby's.

Símbolos de uma era passada do tuning (e da performance em geral), os Mercedes-Benz 300 CE 3.4 AMG Brabus e 560 SEC Koenig Kompressor ainda hoje impressionam tanto como quando foram conhecidos.

O primeiro, o Mercedes-Benz 300 CE 3.4 AMG Brabus (1992), resulta da soma dos “talentos” da Brabus e da AMG, uma combinação rara. É animado por um seis cilindros em linha com 3.4 l e 268 cv é proveniente da AMG, mas a carroçaria mais larga e agressiva é autoria da Brabus. Foram feitos apenas 25 exemplares, mas este é o único exemplar conhecido com especificação “Widebody” (carroçaria alargada).

O Mercedes-Benz 560 SEC Koenig Kompressor (1990) não lhe fica atrás. A carroçaria foi também exuberantemente alargada, e é devidamente acompanhada pelo «poder de fogo» adicional que o compressor Albrex garante ao 5.5 V8 da Mercedes. a potência saltou dos 272 cv de série para os 406 cv.

A NÃO PERDER: Rolls-Royce Ghost pela Spofec. Tuning “like a sir”
Mercedes-Benz 300 CE 3.4 AMG Brabus Widebody
O 300 CE 3.4 AMG Brabus junta o melhor da AMG e a Brabus no início dos anos 90. © RM Sotheby's
Mercedes-Benz-560-SEC-Koenig-Specials
Da Koenig Specials saíam algumas das modificações mais ousadas da década de 80 e 90 do século passado. © RM Sotheby's

Muito bem mantidos

Ambos vão ser leiloados no leilão RM Sotheby’s London, que acontece no próximo dia 6 de novembro e tratando-se de dois carros tão raros, tanto o 300 CE 3.4 AMG Brabus como o 560 SEC “Koenig Specials” foram alvo, felizmente, de atentos cuidados por parte dos seus respetivos donos, garantindo a sua excelente condição ao longo destas três décadas.

O 300 CE 3.4 AMG Brabus vem equipado com a caixa automática de cinco relações da Mercedes, mas adiciona um diferencial autoblocante e vem ainda equipado com ar condicionado e teto de abrir. Equipado com umas vistosas jantes de 18” e duplas saídas de escape, este exemplar “viveu” na Europa até 2002, ano em que foi para o Japão.

Em 2015 regressou ao “velho continente”, mais precisamente, ao Reino Unido e segundo a RM Sotheby’s viu ser investidas 5600 libras (cerca de 6600 euros) na sua manutenção. Talvez por isso, a leiloeira espera vender este exemplar com 101 419 km por um valor entre os 60 mil e os 70 mil euros.

Já o 560 SEC “Koenig Specials”, equipado com jantes OZ de 17”, conta com todos os extras possíveis e imaginários para a época, como um computador de bordo. Curiosamente, também ele passou uma temporada no Japão até ser importado para o Reino Unido em 2014.

Depois disso viu serem nele investidas 15 mil libras (cerca de 17 780 euros) para assegurar que, apesar dos seus 91 275 km, continua em tão boa forma como quando «nasceu». A RM Sotheby’s estima que será leiloado por um valor entre os 145 mil e os 175 mil euros.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Toyota Sera?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Toyota Sera. Terá sido este pequeno coupé o mais extravagante da Toyota?

Mais artigos em Notícias