Notícias BMW mostra primeiro teaser do protótipo para Le Mans

Antevisão

BMW mostra primeiro teaser do protótipo para Le Mans

A BMW Motorsport acaba de mostrar o primeiro esboço do seu futuro protótipo para a categoria LMDh, que competirá a partir de 2023.

BMW M LMDH

Depois de anunciar em junho que ia regressar a Le Mans a partir de 2023, a BMW Motorsport acaba de mostrar o primeiro teaser do protótipo que vai integrar a nova categoria Le Mans Daytona Hybrid, ou LMDh.

Visto como o sucessor espiritual do V12 LMR, o último protótipo da BMW a vencer as 24 Horas de Le Mans e as 12 Horas de Sebring, em 1999, este novo protótipo da marca de Munique apresenta-se com um design agressivo, surgindo com o tradicional duplo rim.

Nesta imagem teaser o splitter dianteiro aparece ainda «vestido» com as cores da BMW M, num esboço assinado em conjunto entre a BMW M Motorsport e o BMW Group Designworks para ilustrar a “eficiência visceral” do carro de competição.

A NÃO PERDER: A caminho de Le Mans? Lamborghini pode entrar na categoria LMDh em 2024
BMW V12 LMR
BMW V12 LMR

Com dois faróis dianteiros muito simples, que mais não são do que duas faixas verticais, este protótipo — com que a BMW também vai entrar no campeonato norte-americano IMSA — destaca-se ainda pela entrada de ar no tejadilho e por uma asa traseira que se prolonga por quase toda a largura do modelo.

Quando regressar a Le Mans, em 2023, a BMW terá a concorrência de nomes de peso como a Audi, Porsche, Ferrari, Toyota, Cadillac, Peugeot (regressa já em 2022) e Acura, aos quais se juntará a Alpine logo no ano seguinte, em 2024.

Este regresso da marca de Munique será feito com dois protótipos e em parceria com a Team RLL, com o chassis a ser fornecido pela Dallara.

Quanto à motorização, vai assentar num motor a gasolina que vai desenvolver, pelo menos, 630 cv, com o sistema híbrido a ser fornecido pela Bosch. No total, a potência máxima deverá rondar os 670 cv. Já o pack de baterias será fornecido pela Williams Advanced Engineering, com a transmissão a ser construída pela Xtrac.

LEIAM TAMBÉM: BMW. Como decifrar o código das designações dos seus modelos

Testes arrancam em 2022

O primeiro carro de testes será construído em Itália, na fábrica da Dallara, por engenheiros da BMW M Motorsport e da Dallara, com a estreia em pista (em testes, naturalmente) a estar marcada para o próximo ano, no circuito de Varano, em Parma (Itália).

Sabe esta resposta?
Qual a potência máxima combinada do BMW 545e xDrive?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 545e xDrive. Um híbrido plug-in com genes de M5?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW 545e xDrive. Um híbrido plug-in com genes de M5?