Notícias Este magnífico Fiat 124 Abarth Rally do Grupo 4 procura “novo dono”

Vendas

Este magnífico Fiat 124 Abarth Rally do Grupo 4 procura “novo dono”

Este Fiat 124 Abarth Rally está original e participou em várias competições de rali internacionais. Agora procura uma nova casa…

Fiat 124 Abarth
© ISSIMI

Magnífico. É o termo que me ocorre para descrever este Fiat 124 Abarth Rally Grupo 4, de 1974, que está à venda no portal online ISSIMI, especializado em automóveis de coleção.

A Fiat só entrou de forma oficial nos ralis em 1971, com a aquisição da Abarth e com a criação de uma equipa de fábrica, formada por engenheiros da equipa do escorpião. Essa foi, de resto, uma exigência do próprio Carlo Abarth.

A experiência de engenheiros como Ivo Colucci e Stefano Jacoponi foi fundamental para transformar o 124 num carro de rali imediatamente competitivo. E curiosamente, a estreia oficial até aconteceu no Rali de Portugal, a 15 de outubro de 1972.

A NÃO PERDER: Como seria um Fiat 124 «Targa»?
Fiat 124 Abarth grupo 4

Na prova portuguesa, para surpresa de todos, Alcide Paganelli e Ninni Russo conseguiram levar o Fiat 124 a um inesperado quinto lugar da geral. Contudo, a primeira vitória internacional só apareceu em 1973, com o triunfo no Rali da Jugoslávia, com a dupla Donatella Tominz e Gabriella Mamolo ao volante.

O ano seguinte, 1974, marcou a estreia de uma decoração nova e a introdução de faróis adicionais integrados. E a época abriu logo com uma vitória, no Rali de San Marino, conseguida precisamente pelo carro — com o chassis número 0064907 — que protagoniza este artigo.

Fiat 124 Abarth grupo 4
© ISSIMI

Este exemplar ainda acabaria por entrar em mais provas nessa temporada e foi fundamental para a vitória da Fiat no Campeonato Europeu de Rali de construtores.

LEIAM TAMBÉM: Estes Abarth não derivaram de modelos Fiat

Equipado com um motor de quatro cilindros em linha de 2.0 litros e com uma caixa manual de cinco velocidades que envia a potência em exclusivo para as duas rodas traseiras, este 124 Abarth Rally ainda participou em competições como o Rali da Sicília, o Rali Elba ou o Rali de Sanremo, antes de ser vendido a uma senhora da região italiana de Imperia no início de 1976.

Desde então passou pelas “mãos” de uma série de entusiastas de automóveis, sendo que o proprietário atual o comprou em 2018. Mantém o seu estado original e conserva o interior da época, tal como o motor e toda a mecânica.

Quanto ao preço, só está disponível sob consulta. Mas a avaliar pela história deste modelo italiano, não é difícil adivinhar que quem o quiser levar para casa terá que desembolsar muito dinheiro.

Fiat 124 Abarth grupo 4
© ISSIMI

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Abarth 695 Rivale?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Abarth 695 Rivale em vídeo. 70 anos depois ainda faz sentido?