Notícias Mercado automóvel europeu. Primeiros 3 meses com saldo positivo

Mercado

Mercado automóvel europeu. Primeiros 3 meses com saldo positivo

No primeiro trimestre de 2021, as matrículas europeias de ligeiros de passageiros superaram as de 2020, com a evolução da pandemia a ter um papel crucial no resultado.

2021 Volkswagen Golf R

As matrículas de ligeiros de passageiros cresceram 87,3% na Europa, em março de 2021. No entanto, é necessário destacar que estes números resultam de uma base de comparação baixa – causada pelas restrições introduzidas na maioria dos mercados europeus em março de 2020.

São dados apresentados pela ACEA, que considera, ao analisar estes números, que não é de estranhar que dos quatro principais mercados automóveis europeus, três tenham registado ganhos de três dígitos:

  • Itália: +497,2%
  • França: +191,7%
  • Espanha: +128,0%
  • Alemanha: +35,9%
VEJAM TAMBÉM: O elétrico Mercedes-Benz EQS vai ser rentável, mas menos que o Classe S de motor de combustão

Em Portugal, as matrículas de ligeiros de passageiros aumentaram 19,8% – ainda longe dos números europeus. Em março de 2020 foram matriculadas 10 596 unidades; um ano depois, o número foi de 12 699.

Acumulado

Durante o período do primeiro trimestre a procura por ligeiros novos cresceu 3,2%, alcançando as cerca de 2,6 milhões de unidades registadas no total.

Embora janeiro e fevereiro tenham registado recuos significativos nas matrículas de ligeiros no velho continente (-24,0% e -19,3%, respetivamente), os resultados do mês de março compensam as perdas e colocam a Europa fora da tendência negativa.

Considerando os principais mercados, eis os seus desempenhos:

  • Itália: +28,7%
  • França: +21,1%
  • Espanha: -14,9%
  • Alemanha: -6,4%

Em Portugal, o mercado contraiu 31,5% (muito acima da média europeia) durante os primeiros três meses do ano.

TÊM DE VER: O início da era elétrica
Peugeot 3008 Hybrid4
A Peugeot ascende ao segundo lugar entre as marcas mais vendidas, por troca com a Renault. © Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Valores por marca

Esta é a tabela com os valores de ligeiros de passageiros das dez marcas automóveis mais matriculadas na União Europeia durante o mês de março. Valores do acumulado também disponíveis:

Destaque para as três marcas do recém-criado grupo Stellantis (PeugeotFiat e Citroën), com aumentos exponenciais durante o mês de março (acima dos 100%).

Toyota é outra das marcas que registou um crescimento considerável em março (81,7%).


Consulte a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.