Tuning

Mais de 1000 cv para este Jaguar XJ6 que quer ser um “muscle car”

Um autêntico "Frankenstein das estradas", este Jaguar XJ6 deixou para trás a típica fleuma britânica para se tornar numa espécie de "muscle car" disfarçado.

Longe de poder ser considerado submotorizado, a verdade é que o Jaguar XJ6 sempre foi mais reconhecido pelo luxo e conforto do que pela performance pura.

Contudo, o XJ6 de que falamos hoje não é, de todo, igual aos restantes exemplares do modelo britânico, podendo ser definido como um (quase) sleeper — aquela mega-bossa no capô não passa despercebida em lado nenhum.

Para tal muito ajuda o enorme V8 “big block” de 8.8 l de capacidade com que vem equipado e que, com a ajuda de um sistema de injeção de nitro (aka óxido nitroso), lhe permite usufruir de cerca de 1013 cv de potência!

A NÃO PERDER: Renault 5 Turbo com Wankel responde a uma pergunta que ninguém fez
Jaguar XJ6

A transmissão está a cargo de uma caixa automática de quatro relações da Chevrolet e a potência é enviada, como seria de esperar, apenas e só às rodas traseiras.

Jaguar ou Chevrolet Camaro?

Como é fácil perceber, as alterações a este Jaguar XJ6 foram muito além do que simplesmente dotá-lo de um novo e gigante motor.

Houve mudanças estruturais substanciais — a frente do XJ original, por exemplo, foi cortada e substituída por uma de um Chevrolet Camaro de 1967. Aliás, maior parte dos componentes vieram da Chevrolet e do Camaro, como a suspensão traseira retirada de um Z28. A completar tudo isto temos ainda amortecedores ajustáveis.

A NÃO PERDER: Heresia? Lunaz converte Bentley Continental S2 num 100% elétrico

Com um capô feito à medida — a bossa resulta da junção de três peças metálicas —, uma pintura que, segundo o seu proprietário, custou 50 mil dólares (perto de 42 mil euros) e um interior onde encontramos manómetros feitos à medida, um roll bar e bancos de um Jaguar XJS V12, este XJ6 é mais Chevrolet que Jaguar, mais muscle car que sedã de luxo.

Segundo o seu dono, este XJ6 é capaz de cumprir 1/4 de milha em apenas 9,85s (um valor mais típico dos supercarros) e terá custado perto de 100 mil dólares (84 mil euros) para se transformar naquilo que é hoje.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi lançado o Jaguar XJ220?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

30 anos depois, conseguirá um Jaguar XJ220 dar 320 km/h?

Mais artigos em Notícias