Notícias Mais de 1000 cv para este Jaguar XJ6 que quer ser um “muscle car”

Tuning

Mais de 1000 cv para este Jaguar XJ6 que quer ser um “muscle car”

Um autêntico "Frankenstein das estradas", este Jaguar XJ6 deixou para trás a típica fleuma britânica para se tornar numa espécie de "muscle car" disfarçado.

Jaguar XJ6

Longe de poder ser considerado submotorizado, a verdade é que o Jaguar XJ6 sempre foi mais reconhecido pelo luxo e conforto do que pela performance pura.

Contudo, o XJ6 de que falamos hoje não é, de todo, igual aos restantes exemplares do modelo britânico, podendo ser definido como um (quase) sleeper — aquela mega-bossa no capô não passa despercebida em lado nenhum.

Para tal muito ajuda o enorme V8 “big block” de 8.8 l de capacidade com que vem equipado e que, com a ajuda de um sistema de injeção de nitro (aka óxido nitroso), lhe permite usufruir de cerca de 1013 cv de potência!

A NÃO PERDER: Renault 5 Turbo com Wankel responde a uma pergunta que ninguém fez
Jaguar XJ6

A transmissão está a cargo de uma caixa automática de quatro relações da Chevrolet e a potência é enviada, como seria de esperar, apenas e só às rodas traseiras.

Jaguar ou Chevrolet Camaro?

Como é fácil perceber, as alterações a este Jaguar XJ6 foram muito além do que simplesmente dotá-lo de um novo e gigante motor.

Houve mudanças estruturais substanciais — a frente do XJ original, por exemplo, foi cortada e substituída por uma de um Chevrolet Camaro de 1967. Aliás, maior parte dos componentes vieram da Chevrolet e do Camaro, como a suspensão traseira retirada de um Z28. A completar tudo isto temos ainda amortecedores ajustáveis.

A NÃO PERDER: Heresia? Lunaz converte Bentley Continental S2 num 100% elétrico

Com um capô feito à medida — a bossa resulta da junção de três peças metálicas —, uma pintura que, segundo o seu proprietário, custou 50 mil dólares (perto de 42 mil euros) e um interior onde encontramos manómetros feitos à medida, um roll bar e bancos de um Jaguar XJS V12, este XJ6 é mais Chevrolet que Jaguar, mais muscle car que sedã de luxo.

Segundo o seu dono, este XJ6 é capaz de cumprir 1/4 de milha em apenas 9,85s (um valor mais típico dos supercarros) e terá custado perto de 100 mil dólares (84 mil euros) para se transformar naquilo que é hoje.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Jaguar XJ220?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

30 anos depois, conseguirá um Jaguar XJ220 dar 320 km/h?