Notícias Sinais dos tempos: o primeiro veículo autónomo na pista do Top Gear

Arranque a Frio

Sinais dos tempos: o primeiro veículo autónomo na pista do Top Gear

O Einride Pod é um camião de distribuição elétrico… e autónomo e tornou-se no primeiro veículo autónomo a efetuar uma volta à pista do Top Gear.

Einride Pod Ver vídeo

Ao contrário do que vimos na Roborace, o Einride Pod completou uma volta à pista do Top Gear sem “acidentes de percurso” em 2min44,14s. Nada mal, considerando que se trata de um camião autónomo (26 t de peso bruto) — nem o The Stig marcou presença — e está limitado a 80 km/h.

O Einride Pod vem da Suécia, onde já se encontra em operação e, como podem ver, dispensa até uma cabina para o condutor. Será isto o futuro da distribuição de bens? Tudo aponta que sim.

Apesar de autónomo, há quatro níveis de autonomia disponíveis, ou seja, há quatro versões do Pod. De um nível 1 só para áreas limitadas e ambiente controlado com rotas pré-determinadas, a um nível 4, onde o Enride Pod consegue circular em vias rápidas e autoestradas até 80 km/h, entre pontos de distribuição (nível 3 e 4 disponíveis a partir de 2022-23).

VÊ TAMBÉM: O Ford Mustang autónomo conduz como um bêbado

Pode ainda ser controlado remotamente por um operador caso seja necessário (como os aviões drone). E sendo elétrico, apresenta-se com uma autonomia que varia entre os 130 km e os 180 km.

Só está disponível via um plano de subscrição que pode ir dos 18 mil dólares por mês (nível 1) aos 22 500 dólares por mês (nível 4) — cerca de 15 200 euros a 19 000 euros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipa o Maserati MC20?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Maserati MC20. Estivemos com o novo supercarro italiano (c/ vídeo)