Técnica

Este motor Diesel só tem um cilindro (e vai levar um turbo)

O canal Warped Perception vai começar uma nova série e a estrela vai ser um motor Diesel Kohler KD15-440. Um Diesel de apenas um cilindro que vai mostrar-nos alguns segredos deste ciclo de combustão.

Motor Diesel. Aqui na Razão Automóvel já os mostrámos em praticamente todas as suas vertentes. Dos maiores do mundo aos mais pioneiros de sempre, sem esquecer os mais tecnológicos da atualidade e agora… um dos mais pequenos.

O canal Warped Perception que já nos mostrou aquilo que acontece dentro da câmara de combustão de um motor de ciclo Otto (a gasolina), quer agora repetir a façanha com um motor de combustão de ciclo Diesel.

Como sabes, a combustão nos motores a gasolina ocorre por ignição, e nos motores Diesel ocorre por compressão. As diferenças são substanciais e agora vamos ter oportunidade de ver como isso acontece em tempo real.

É isto que acontece dentro da câmara de combustão de um motor a gasolina durante a combustão. Dentro em breve vamos ter imagens do mesmo processo num motor Diesel.Interessante, não achas?
A NÃO PERDER: Gasolina, Diesel, Híbridos e Elétricos. O que mais vendeu em 2019?

Para mostrar as diferenças, o Warped Perception criou uma nova série, onde a estrela principal é um motor Diesel Kohler KD15-440. Um pequeno motor Diesel a quatro tempos, monocilíndrico, com 440 cm3 e 10 cv de potência.

Nesta série, vão haver vários motivos de interesse. Neste primeiro episódio começou por colocar à prova este motor Diesel com três combustíveis diferentes: Gasóleo convencional, Biodiesel e Hydrodiesel (um novo combustível desenvolvido por uma empresa sediada nos EUA).

Quando assistirem ao vídeo notem o engenhoso dinamómetro improvisado por este Youtuber para medir a potência à cambota.

Ainda que por uma margem relativamente pequena, foi o Hydrodiesel (frasco da direita) que conseguiu melhor rendimento. Quando tivermos mais detalhes, voltaremos a falar deste combustível.

No final do vídeo, o apresentador do Warped Perception coloca a hipótese de associar um turbo a este motor Diesel de um cilindro. Será interessante ver qual é a potência que é possível retirar deste motor após a montagem de um turbo. Nós estamos curiosos…

Como sabem, os motores Diesel deram um enorme salto em termos de rendimento assim que a indústria automóvel começou a recorrer a sistemas de admissão forçada — como é o caso dos turbos. Será que vai duplicar a potência? Aceitam-se apostas.

É, sem dúvida, uma série que nós vamos continuar a acompanhar aqui na Razão Automóvel.

TENS DE LER: Os 15 maiores navios do mundo emitem mais NOx do que todos os automóveis do planeta

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Qual é a nacionalidade do primeiro motor a 1 tempo da história?

Mais artigos em Autopédia