Especial SEAT Leon
O que fazem estes 8 sistemas de segurança do SEAT Leon?
Os carros estão mais seguros e inteligentes que nunca, fruto dos sistemas de segurança e apoio à condução cada vez mais avançados. Vamos conhecer cada um deles com o SEAT Leon da terceira geração.

Neste especial:
Autênticos “anjos da guarda”. É assim que podemos considerar os sistemas de segurança e ajuda à condução dos automóveis modernos. No SEAT Leon, são uma parte importante da lista de equipamento e hoje vamos explicar-te o que cada um deles faz e como funcionam.
Desde sistemas que vêem aquilo que não vemos até outros que nos dizem que estamos cansados mesmo quando não o queremos admitir. Estes sistemas não visam apenas aumentar a segurança na estrada. Pretendem também tornar cada viagem num momento mais agradável e confortável.
Assim sendo, aqui fica uma lista onde podes conhecer alguns dos sistemas de segurança e ajuda à condução que equipam o SEAT Leon e ficar a saber, em concreto, o que cada um deles faz. Vamos a isso?
Reconhecimento de sinais de trânsito
Quantas vezes não deste por ti a questionar-te acerca de qual era a velocidade indicada no último sinal pelo qual passaste? Ao volante do SEAT Leon não tens de te perguntar durante muito tempo, basta olhares para o painel de instrumentos para descobrires.

Isto é possível graças ao sistema de reconhecimento de sinais de trânsito. Sincronizado com a câmara frontal do SEAT Leon, este sistema deteta os sinais de limite de velocidade, proibição de ultrapassagem e trabalhos na estrada, projetando-os em seguida no painel de instrumentos.
Assistente de máximos
De certeza que já te aconteceu: estás a circular numa estrada escura, ligas os máximos, mas quando vem um carro de frente esqueces-te de os desligar. Resultado? Estás a encandear o condutor que vem em sentido contrário.

Foi precisamente para evitar situações deste género que a SEAT dotou o Leon com o sistema de assistente de máximos. Capaz de reconhecer o tráfego em seu redor (tal como áreas residenciais bem iluminadas) este sistema vai alternando automaticamente entre médios e máximos.
Sistema de deteção de fadiga
Por muito confortável que um carro seja, conduzir durante largas horas “passa a sua fatura” e nem sempre nos apercebemos (ou queremos admitir) que o cansaço se começa a fazer sentir, podendo levar a distrações ou até a acidentes.

Para evitar que isso aconteça o SEAT Leon surge equipado com o sistema de deteção de fadiga. Este analisa as decisões de condução para detetar se o condutor está a perder a concentração, emitindo um aviso sonoro e visual para o alertar, recomendando que este faça uma pausa. Vai um café?
Cruise control adaptativo
Capaz de controlar a aceleração e desaceleração, o cruise control adaptativo ajusta automaticamente a velocidade à do veículo que segue à frente, mantendo constantemente a distância de segurança.
Um sistema muito útil em tiradas mais longas e que te liberta do controlo constante do acelerador.

Assistente de manutenção na faixa de rodagem
Criado para manter o SEAT Leon constantemente na sua via, o assistente de manutenção na faixa de rodagem consegue monitorizar e analisar as marcas da estrada através da câmara presente no para-brisas.

Caso o sistema detete que o carro se está a desviar da sua via, é capaz de corrigir de forma autónoma o posicionamento do Leon na via, assumindo, momentaneamente, o controlo da direção.
Sistema de proteção de peões
Capaz de detetar peões e obstáculos na estrada, o sistema de proteção de peões que equipa o SEAT Leon funciona como uma “rede de segurança”, podendo mesmo acionar os travões caso detete que o condutor não o vai fazer em tempo útil, evitando possíveis atropelamentos.

O compromisso da SEAT com a segurança não termina nos seus ocupantes, estendendo essa preocupação aos peões.
Sistema de assistência em trânsito
No fundo, este sistema funciona como um cruise control adaptativo destinado ao famoso “pára-arranca”, estando apenas disponível nos SEAT Leon equipados com caixa automática DSG.

Capaz de travar e acelerar, o sistema de assistência em trânsito mede a distância para o veículo da frente e permite ao condutor uma condução mais descansada no meio do trânsito, tendo este apenas de controlar o volante.
Assistência de emergência
Como muitos dos outros sistemas de que te falámos, este também funciona como uma “rede de segurança” entrando apenas em ação caso detete inação por parte do condutor.
Ou seja, caso detete uma situação de emergência e se aperceba de que o condutor não vai reagir, o sistema começa por emitir um aviso sonoro, seguido de duas ligeiras travagens para avisar o condutor do perigo iminente.

Caso este não reaja, o sistema de assistência de emergência assume então o controlo travando o carro para evitar a colisão.
Agora que já conheces os sistemas de segurança e apoio à condução do SEAT Leon: vamos para a estrada?
Este conteúdo é patrocinado por
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL