Notícias Tesla quer usar lasers para limpar detritos dos vidros

Arranque a Frio

Tesla quer usar lasers para limpar detritos dos vidros

Não, não é 1 de abril. O registo de patentes revela um sistema de "frickin" lasers da Tesla para limpar os vidros à frente das câmaras dos seus modelos.

Dr. Evil, Frickin Laser Beams meme

Se Elon Musk não acredita nos lasers para o futuro da condução autónoma (LIDAR), parece ver neles um uso automóvel alternativo. De acordo com o registo de patentes, a Tesla parece estar a desenvolver um sistema de lasers para remover sujidade ou detritos dos vidros que cobrem as várias câmaras espalhadas pelos seus modelos.

Os lasers estariam localizados sobre o capot, guarda-lamas e pilar B, de modo a poderem remover qualquer detrito que impedisse o correto funcionamento das câmaras. São elas os “olhos” dos sistemas de assistência à condução nos Tesla, pelo que não é demais lembrar o quão é importante mantê-las limpas e desobstruídas.

O funcionamento do sistema começa na deteção do detrito a remover, e de seguida no direcionar e ativar do laser sobre o detrito, irradiando-o e queimando-o até a sua remoção estar concluída.

Patente Tesla Lasers

Para evitar que o raio (do) laser atravesse o vidro e danifique outros componentes ou materiais, a Tesla propõe dois métodos. Ou calibra o pulsar do laser, ou recorre a uma camada de óxido de índio e estanho para revestir o vidro.

Será que veremos esta solução sair do registo de patentes e passar a ser a equipar um próximo Tesla?

A NÃO PERDER: Designer português tenta “salvar” Tesla Cybertruck

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O novo elétrico da Ford foi batizado com o nome de um dos seus mais conhecidos modelos de sempre. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos a Los Angeles conhecer ao vivo e a cores o novo Ford Mustang Mach-E