Notícias De Tomaso P72 é uma cópia do Ferrari P4/5?

Design

De Tomaso P72 é uma cópia do Ferrari P4/5?

O belíssimo De Tomaso P72 parece-vos familiar? Não são os únicos. James Glickenhaus acusa a De Tomaso de ter copiado o seu Ferrari P4/5.

De Tomaso P72 vs Ferrari P4/5

O De Tomaso P72 foi uma das estrelas no Goodwood Festival of Speed, marcando não só o 60º aniversário da marca italiana, como o seu renascimento após anos de interregno de atividade.

Um dos principais pontos de atração deste novo e exclusivo superdesportivo reside precisamente nas suas evocativas linhas, que agora também são objeto de controvérsia. Será o De Tomaso P72 uma cópia?

De acordo com a De Tomaso, as linhas do P72 são uma reinterpretação de um protótipo de competição, o De Tomaso P70 — mais tarde rebatizado como Ghia De Tomaso Sport 5000 —, mas de acordo com James Glickenhaus, da SCG, o P72 não é mais que uma cópia do seu Ferrari P4/5, o one-off desenhado por Pininfarina com base no Ferrari Enzo.

VÊ TAMBÉM: Conhece as recriações de modelos de sonho da Ares Design
De Tomaso P72
De Tomaso P72 em Goodwood
Ferrari P4/5
O Ferrari P4/5 de Glickenhaus

Como podemos ver no tweet abaixo, Glickenhaus refere que o P72 é “passado a papel químico” sobre o P3/4 e o seu P4/5, e refere até o interior, “roubado ao Horacio ”.

Terá Glickenhaus razão? A verdade é que o seu Ferrari P4/5 também não é mais que uma reinterpretação de protótipos de competição, sobretudo os Ferrari 330 P3 e P3/4, contemporâneos do P70 da De Tomaso.

Ou seja, tanto o P72 como o P4/5 vão “beber” à mesma época e ao mesmo tipo de carro, que em traços gerais, recorriam a conjunto similar de proporções, volumes e linhas. No entanto, não é possível ignorar a semelhança nos dois modelos, sobretudo as soluções empregues na dianteira e no volume do habitáculo.

A De Tomaso, entretanto, divulgou mais uma imagem para demonstrar a linhagem do P72, de modo a retirar todas as dúvidas. Em que ficamos?

de Tomaso p72
Sabe esta resposta?
Qual a origem dos V8 do De Tomaso Pantera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

De Tomaso Pantera: beleza italiana e coração americano
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

De Tomaso Pantera: beleza italiana e coração americano