Design
De Tomaso P72 é uma cópia do Ferrari P4/5?
O belíssimo De Tomaso P72 parece-vos familiar? Não são os únicos. James Glickenhaus acusa a De Tomaso de ter copiado o seu Ferrari P4/5.

O De Tomaso P72 foi uma das estrelas no Goodwood Festival of Speed, marcando não só o 60º aniversário da marca italiana, como o seu renascimento após anos de interregno de atividade.
Um dos principais pontos de atração deste novo e exclusivo superdesportivo reside precisamente nas suas evocativas linhas, que agora também são objeto de controvérsia. Será o De Tomaso P72 uma cópia?
De acordo com a De Tomaso, as linhas do P72 são uma reinterpretação de um protótipo de competição, o De Tomaso P70 — mais tarde rebatizado como Ghia De Tomaso Sport 5000 —, mas de acordo com James Glickenhaus, da SCG, o P72 não é mais que uma cópia do seu Ferrari P4/5, o one-off desenhado por Pininfarina com base no Ferrari Enzo.
VÊ TAMBÉM: Conhece as recriações de modelos de sonho da Ares Design

Como podemos ver no tweet abaixo, Glickenhaus refere que o P72 é “passado a papel químico” sobre o P3/4 e o seu P4/5, e refere até o interior, “roubado ao Horacio ”.
“They put tracing paper over our P3/4, pasted on much of our P4/5, stole an interior from Horacio, pumped it up like a Vargas Girl and turned it into Anime. I see Koons not Caravaggio.”-Jim Glickenhaus
“‘Copy:a thing made to be similar or identical to another’”-Jesse Glickenhaus pic.twitter.com/lYxVrdRmkB— Scuderia Cameron Glickenhaus (@Glickenhaus) 8 de julho de 2019
Terá Glickenhaus razão? A verdade é que o seu Ferrari P4/5 também não é mais que uma reinterpretação de protótipos de competição, sobretudo os Ferrari 330 P3 e P3/4, contemporâneos do P70 da De Tomaso.

Ou seja, tanto o P72 como o P4/5 vão “beber” à mesma época e ao mesmo tipo de carro, que em traços gerais, recorriam a conjunto similar de proporções, volumes e linhas. No entanto, não é possível ignorar a semelhança nos dois modelos, sobretudo as soluções empregues na dianteira e no volume do habitáculo.
A De Tomaso, entretanto, divulgou mais uma imagem para demonstrar a linhagem do P72, de modo a retirar todas as dúvidas. Em que ficamos?

Sabes responder a esta?
Qual a origem dos V8 do De Tomaso Pantera?
Não acertaste.
Mas podes descobrir a resposta aqui:
De Tomaso Pantera: beleza italiana e coração americanoEm cheio!!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
De Tomaso Pantera: beleza italiana e coração americanoMais artigos em Notícias
©2021 RAZÃO AUTOMÓVEL