Notícias Hyundai Elevate é um Hyundai com… pernas para andar

CES 2019

Hyundai Elevate é um Hyundai com… pernas para andar

A Hyundai chama-lhe Elevate e diz que é o primeiro Ultimate Mobility Vehicle (UMV). Este mistura tecnologia usada em carros elétricos e em robôs.

Hyundai elevate

O que é que nos dizes se te falarmos num carro com rodas presas a pernas robóticas? Provavelmente o que te vem à memória são cenas de filmes como “A Guerra dos Mundos”, “Star Wars” ou até o “Exterminador Implacável”, mas não te preocupes, o Hyundai Elevate quer fazer tudo menos aniquilar a espécie humana.

A ideia por detrás da criação deste estranho veículo foi a vontade da Hyundai de criar um veículo capaz de trabalhar em situações de busca e salvamento, de ajuda humanitária e que consiga chegar onde os veículos normais não chegam.

Daí que a marca o defina como o primeiro Ultimate Mobility Vehicle (UMV).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai Nexo. O carro a hidrogénio mais avançado do mundo

A grande novidade deste concept que a Hyundai vai levar ao CES é o facto de este recorrer a quatro pernas robóticas com rodas nas extremidades. Graças a esta solução, o Hyundai Elevate passa a contar com uma capacidade de progressão que dificilmente outro veículo consegue igualar (nem mesmo os Land Rover Defender ou Jeep Wrangler).

Hyundai Elevate
A Hyundai acredita que o Elevate poderá vir a ser uma solução para ajudar as pessoas com mobilidade reduzida.

Várias carroçarias para várias funções

concept baseia-se na mais recente plataforma modular elétrica da Hyundai. Isto permite que se instalem diversos tipos de carroçarias de acordo com as funções que é preciso desempenhar.

Para além de cada uma das pernas do Hyundai Elevate estar equipada com uma roda, estas possuem ainda um motor elétrico individual. Assim, pode deslocar-se sobre rodas (com a suspensão em modo ativo ou passivo) ou andar, imitando a forma de deslocação de um mamífero, réptil ou até de forma omnidirecional, num total de cinco níveis de mobilidade.

Graças às pernas robóticas, a Hyundai afirma que o Elevate é não só capaz de escalar uma parede com 1,5 m como de ultrapassar uma falha no terreno (por exemplo um buraco) com a mesma dimensão.

Se ficaste curioso acerca da forma como este Hyundai se move, aqui tens um vídeo daquele que é para a Hyundai o futuro da mobilidade veicular.

Sabe esta resposta?
Qual é autonomia do Hyundai Kauai Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!