Notícias Este é o modelo escolhido para o troféu monomarca da Lamborghini

Antevisão

Este é o modelo escolhido para o troféu monomarca da Lamborghini

A Lamborghini está a preparar um troféu monomarca para 2020. No entanto o carro escolhido pode deixar alguns surpreendidos.

Depois de ter criado o SC18, a Squadra Corse, o departamento de competição da marca italiana, decidiu desenvolver uma versão muito especial do Lamborghini Urus. Designado Urus ST-X Concept este protótipo deixa antever a versão de competição do SUV da marca italiana.

Criado exclusivamente com a competição em mente, o Lamborghini Urus ST-X Concept parte da versão de série mas foi alvo de múltiplas alterações para se tornar numa máquina pronta a competir, recebendo elementos de segurança aprovados pela FIA como a roll cage, o sistema de supressão de incêndios ou um depósito de combustível FT3.

Pintado num vistoso verde, conta com um capot em fibra de carbono com entradas de ar adicionais que permitem ao V8 biturbo debaixo “respirar melhor”, um aileron traseiro, escapes laterais de competição hexagonais e jantes de 21″ equipadas com pneus Pirelli.

Lamborghini Urus ST-X Concept
VÊ TAMBÉM: Vai mesmo acontecer. DBX, o SUV da Aston Martin já está em testes

Cura de emagrecimento

A Squadra Corse aproveitou ainda para cortar no elevado peso do Urus — retiraram uns impressionantes 550 kg (menos 25%) relativamente à versão de produção. Também em termos de rigidez torcional o Urus saiu beneficiado com a instalação do roll cage diretamente na estrutura do Super SUV.

Já o motor mantém-se inalterado, ou seja, o 4.0 V8 biturbo que debita 650 cv e 850 Nm de binário.

Mas atenção que este protótipo não é apenas e só show-off. A Lamborghini planeia mesmo pôr a correr o seu SUV num troféu monomarca cujas corridas deverão ser disputadas em pistas que combinam condução em estrada e fora dela (como acontece no rallycross). O troféu tem começo previsto para 2020 em circuitos aprovados pela FIA na Europa e Médio Oriente.

Sim, leram bem… um troféu de grandes touros enraivecidos em terra e asfalto. Intrigante…

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Lamborghini Aventador SVJ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lamborghini Aventador SVJ revelado. Mais do que esperávamos!