Notícias VERA. Este é o camião do futuro (segundo a Volvo)

VERA. Este é o camião do futuro (segundo a Volvo)

O Innovation Summit da Volvo, em Berlim, foi o local escolhido para a marca sueca apresentar o camião do futuro. Chama-se VERA e é eléctrico, autónomo e conectado.

Ver vídeo

A Volvo apresentou esta quarta-feira, a sua visão para o camião do futuro. Um futuro que dispensa condutor e que aposta nas tecnologias de condução autónoma para aumentar a eficiência do transporte rodoviário.

Para a Volvo, o futuro do camião vai muito além do veículo. Passa pela gestão integrada da frota através de um centro de logística capaz de controlar de forma automática, rotas, cargas e demais variáveis que implicam com o transporte rodoviário.

Quanto ao camião em si mesmo, que serve de montra tecnológica à marca, chama-se Volvo VERA, recorre a motores elétricos e é 100% autónomo.

RELACIONADO: Camionistas riem-se do Tesla Semi

É o fim dos camionistas?

Não necessariamente. Esta solução é mais uma mostra de capacidade técnica do que um projeto viável na atualidade.

Faz swipe na galeria de imagens do Volvo VERA:

E mesmo que já fosse exequível, a marca defende este tipo de solução apenas para transportes caracterizados por curtas distâncias, grandes volumes de carga e alta precisão de entrega.

Este projeto é mais um resultado das soluções inovadoras que estamos a desenvolver na área de automação, eletromobilidade e conectividade.

Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo

A Volvo conta aplicar os conhecimentos adquiridos no Volvo VERA nos seus camiões e autocarros.