Clássicos Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal

Carro do Ano

Toyota Carina E. Vencedor Carro do Ano 1993 em Portugal

O Toyota Carina E chegou à Europa e imediatamente reuniu a preferência dos jurados do Carro do Ano em Portugal, dando a primeira e única vitória (até agora) à marca japonesa.

Toyota Carina E

O Toyota Carina surgiu no mercado em 1970, como um tração traseira, e durante várias gerações chegou a ser, efetivamente, a versão de quatro portas do… Celica, com o qual partilhava a base.

Apesar do maior foco asiático do modelo, a denominação Carina na Europa é tão antiga como o modelo em si. Mas seria a sexta geração, já um tudo à frente (mudança que aconteceu durante a 4ª geração, partilhando a base com o Corona), que colocaria maior foco no continente europeu, ampliando o sucesso do antecessor, o Carina II.

Recebeu o elucidativo nome de Toyota Carina E (E de Europa), a que não deve ser estranho o facto de ter começado a ser produzido no continente europeu, numa nova fábrica da Toyota no Reino Unido.

RELACIONADO: Toyota Camry regressa à Europa como híbrido

O Toyota Carina E era um modelo bastante maior que o antecessor, com um estilo arredondado e fluído (Cx de 0,30), perfeitamente integrado nas tendências da época. Destacava-se pelo equipamento, não só avançado e raro para altura, como pensado exclusivamente para o mercado europeu. Da lista destaca-se o ABS, duplo airbag, ar condicionado, imobilizador eletrónico, e rádio CD com RDS.

Lembras-te do anúncio?

O Toyota Carina E esteve em comercialização até 1997, ano em que é substituído pelo Toyota Avensis. Um dos slogans do anúncio do modelo em Portugal era “Excelência para a Europa”.

Desde 2016 que a Razão Automóvel integra o painel de jurados do Carro do Ano em Portugal

A gama

Estava disponível em três carroçarias — quatro e cinco portas, além da carrinha —, e três motorizações a gasolina, com 1.6, 1.8 e 2.0 l de capacidade, além de um motor Diesel — com e sem turbo… ainda se lembram dos Diesel atmosféricos? —, um tipo de motorização que começava a ganhar tração nas tabelas de vendas na época.

Queres conhecer os restantes vencedores do Carro do Ano em Portugal? É só seguir o link abaixo:

A NÃO PERDER: Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985

Sabe esta resposta?
O Toyota Carina E sucedeu a que modelo como Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT Toledo. Vencedor do Troféu Carro do Ano 1992 em Portugal