Arranque a Frio

Nissan Pitch-R, o robot que desenha… o quê?!

O que é que pode levar um construtor automóvel a construir um robot autónomo, capaz de desenhar campos de futebol? Não sabemos, mas a Nissan, sim — motivo pelo qual decidimos elegê-lo para o nosso “Arranque a Frio” de hoje.

Patrocinador oficial da Liga dos Campeões de futebol, a Nissan decidiu inspirar-se na sua tecnologia de assistência à condução, denominada ProPILOT, para criar este robot autónomo, a que foi dado o nome de Nissan Pitch-R. E cuja principal funcionalidade reside na capacidade de desenhar, sempre que as dimensões do local o permitam, um campo de futebol.

Para tal, o Nissan Pitch-R surge equipado com um sistema de visão de quatro câmaras, GPS e tecnologia que lhe permite evitar os embates. Permitindo-lhe, assim, desenhar linhas em relva, asfalto e gravilha, utilizando para tal tinta branca dissolúvel. De acordo com a Nissan, o Pitch-R, consegue desenhar um campo de futebol de cinco, de sete ou até de 11, em não mais que 20 minutos.

O Pitch-R, mesmo assim, não é a mais peculiar aplicação da tecnologia ProPILOT da Nissan: que tal uns chinelos autónomos?

RELACIONADO: Novo Nissan Leaf já disponível em Portugal

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
Quantos veículos elétricos prevê a Agência Internacional de Energia existirem nas estradas, dentro de dois anos?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos