Notícias Alfa Romeo Mole Construction Artisan 001. Poderia ser este o sucessor do 4C?

Apresentação

Alfa Romeo Mole Construction Artisan 001. Poderia ser este o sucessor do 4C?

Com o fim do Alfa Romeo 4C praticamente decidido, surge este Alfa Romeo Mole Construction Artisan 001, que poderia muito bem ser o seu potencial sucessor.

Alfa Romeo Mole Costruzione-Artigianale 001

No início do ano noticiámos a renovação do Alfa Romeo 4C, com declarações do próprio Roberto Fedeli, diretor de engenharia da Alfa Romeo e Maserati, nesse sentido: “Estamos a regressar à Fórmula 1 e precisamos que o 4C seja o nosso carro halo.”

Avancemos rapidamente para 1 de junho, quando nos foi dado a conhecer a estratégia do grupo FCA para o período 2018-2022, e nos produtos previstos, nada de Alfa Romeo 4C.

No seu lugar surgiu algo muito mais ambicioso: um superdesportivo híbrido de 700 cv, com motor em posição central traseira, célula em fibra de carbono — a mesma arquitetura do 4C —, marcando o regresso da denominação 8C.

A visão de Umberto Palermo

Não deixa de ser uma interessante coincidência, que poucos dias após saber-se que o 4C não terá, ao que tudo indica, futuro, fiquemos a conhecer a visão do que poderia ser um novo 4C, resultado da parceria entre o Adler Group — que produz a célula em carbono do 4C — e a Umberto Palermo Design.

O — respirem fundoAlfa Romeo Mole Construction Artisan 001 é um 4C totalmente redesenhado, modelo único, e poderia muito bem ser uma hipótese a considerar para uma segunda geração do desportivo italiano.

As proporções gerais são claramente as do 4C, apesar de uma frente notoriamente mais comprida —  o Mole Construction Artisan 001 é à volta de 30 cm mais comprido e 6 cm mais largo. A “pele” não podia ser mais diferente, onde nada parece ter sido herdado do 4C, revelando um desenho bastante mais agressivo.

Inspiração no Giulia Quadrifoglio

Agressividade visual que pode ser vista, sobretudo, nas soluções encontradas para as extremidades, inspiradas, curiosamente, no Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio. Repare-se, por exemplo, no contorno do nicho onde se encontram as óticas dianteiras, que se aproxima bastante daquele que podemos ver nas óticas do Giulia.

É também nesse nicho que encontramos um dos pormenores mais originais deste modelo único. Os faróis propriamente ditos ocupam apenas uma pequena parte de toda a área, com a restante a servir de elemento aerodinâmico, canalizando o fluxo de ar em direção ao capot.

A traseira recorre a uma solução “gráfica” semelhante, mas o propósito das aberturas no nicho dedicado às óticas passa a ser o de retirar ar quente do propulsor. Objetivo idêntico à solução encontrada para a nova cobertura traseira do motor, que evoca desportivos de outros tempos, com umas saídas de ar pseudo-persiana. A inspiração Giulia Quadrifoglio é novamente visível no desenho do difusor e integração das quatro saídas de escape — sobrepostas diagonalmente duas a duas.

A lateral passa a ser marcada por arestas bem vincadas, como as que passam pelo topo dos arcos das rodas, ou no contorno da superfície “escavada” que termina na pequena entrada de ar traseira. Se no 4C a principal entrada de ar para o motor localiza-se imediatamente atrás da porta — intersectando a linha de cintura —, no Mole Construction Artisan 001, esta surge mais acima, no volume do habitáculo, dissimulada no pilar B.

Alfa Romeo Mole Costruzione-Artigianale 001

O interior também foi modificado tornando-o irreconhecível, com uma escolha de materiais e cores muito mais cuidada, luxuosa até, do que aquela que podemos encontrar no Alfa Romeo 4C.

RELACIONADO: Alfa Romeo 4C Spider. O carro mais difícil que eu já conduzi

E o motor?

Mecanicamente, não foram anunciadas alterações, pelo que se presume que o Alfa Romeo Mole Construction Artisan 001 mantenha as características de série do 4C, ou seja, o 1.75 Turbo e 240 cv, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.

Por fim, fica um vídeo — em italiano — da AutoMoto.it, onde podemos ver o Mole Construction Artisan 001 à luz do dia e também a descrição de Umberto Palermo sobre o design do exclusivo modelo (está em italiano, mas é possível colocar legendas automáticas em português).

Sabe esta resposta?
O Alfa Romeo Giulia Veloce 2.2 Diesel tem quantos cavalos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ensaiámos o Alfa Romeo Giulia Veloce na versão Diesel mais potente