Notícias O TT Centenário é um passeio fora de estrada, mas dentro da lei!

Eventos

O TT Centenário é um passeio fora de estrada, mas dentro da lei!

O Tribunal da Relação de Coimbra assinala este ano o seu centenário, comemorando o facto com um evento de todo o terreno, com a organização do Clube Escape Livre.

Os magistrados, advogados, solicitadores e funcionários do Tribunal da Relação de Coimbra, que este ano assinala o seu centenário, vão ter uma aventura exclusiva pela região centro. O  TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra decorre já no dia 26 de maio.

No âmbito das comemorações do aniversário, aquele órgão de soberania, em colaboração com o Clube Escape Livre, organiza o TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra, já no dia 26 de maio.

O TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra é um passeio todo terreno turístico e de lazer com um tema específico: através dos veículos 4×4 e SUV 4×4 dos participantes, propõe-se um evento que parte à descoberta da história do Infante D. Pedro, 1º Duque de Coimbra, responsável pela compilação e sistematização de todas as leis em vigor e que deram origem às Ordenações Afonsinas, em 1446, o primeiro código sistemático das leis nacionais.

Assim, num passeio onde não se descura a lei e a ordem, acrescenta-se o conhecimento e a diversão, a paisagem e a gastronomia, percorrendo a área de jurisdição da Relação de Coimbra em busca de alguns locais que marcaram a vida do infante. A viagem privilegia as “terras do Ducado de Coimbra” e tem início na cidade dos estudantes.

No programa do TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra estão as visitas à Igreja do Palácio de S. Marcos / Panteão dos Silvas, a visita guiada ao Convento dos Anjos e Castelo de Montemor, o almoço na Figueira da Foz, a paragem no Miradouro da Bandeira e junto às estátuas do Infante D. Pedro e de D. António Luís de Menezes, além do encerramento com jantar convívio na Adega de Cantanhede.

Ao longo do percurso, participantes são acompanhados do historiador e professor Pinheiro Marques, que adiciona informação interessante sobre os diversos locais.

Nas celebrações do centenário da Relação de Coimbra que iniciamos procurámos estabelecer um enquadramento que marcasse o que fomos, o que somos e o que queremos vir a ser. Temos história, vamos recordá-la e nela perspetivar o futuro. Comemoraremos uma ligação fortíssima com a região judicial, com Coimbra e com os municípios que integram o território. Procuraremos percorrer esse território, em aproximações culturais ou mesmo descentralizando sessões deste tribunal e promoveremos reflexão sobre o território natural e identitário de jurisdição da Relação de Coimbra.

Luís Azevedo Mendes, presidente da Relação de Coimbra

O encontro dos profissionais de justiça é recheado de experiências de condução fora de estrada, gastronomia e grandes paisagens!

O evento é limitado a 30 viaturas 4×4 e SUV 4×4 e tem inscrições abertas junto do Clube Escape Livre, por mail para escapelivre@escapelivre.com ou por telefone para 271 205 285 ou 967 899 449. É ainda possível efetuar a inscrição através do Tribunal da Relação. Contacto: Sandra Ramos (sandra.c.ramos@tribunais.org.pt ou 239 852 951).

RELACIONADO: Clube Escape Livre com calendário recheado de atividades para 2018