Autopédia O drift perfeito. Para chegar lá, é melhor começar pelo “bê-a-bá”

Condução

O drift perfeito. Para chegar lá, é melhor começar pelo “bê-a-bá”

Dominar a técnica do drift não é apenas uma questão de talento. Exige teoria e prática… muita prática. Sonhas em fazer o drift perfeito? Nós damos-te uma ajudinha nestes primeiros passos; nós, e a BMW M!

BMW M4 drift Ver vídeo

Especialmente entre os apaixonados de automóveis, o drift é um dos momentos mais apaixonantes de observar e viver. Especialmente, quando bem feito!

No entanto e, nomeadamente, no caso dos condutores que se estão a iniciar nesta arte, realizar um drift perfeito, logo às primeiras tentativas, acaba sendo tarefa quase impossível. Já que a técnica, só vem com muita prática; e, já agora, com alguma teoria — e sem contar com muita borracha queimada.

Exatamente para que fiques por dentro dessa mesma teoria, trazemos-te um vídeo com o “bê-a-bá” desta singular arte. E com o melhor professor possível: um dos pilotos profissionais do departamento de competição da BMW M.

Com pouco mais de quatro minutos e meio, o filme revela-te, assim, pequenos segredos, como a importância de desligares o sistema ESP — óbvio!—; fazeres primeiro um bom reconhecimento do local onde vais colocar em prática o que aprendeste; fazeres a técnica com a caixa em segunda velocidade, e não em primeira; e realizares a manobra, não a velocidades estonteantes, mas com o carro a rodar nos 20 km/h — a velocidade perfeita para quem está a aprender. Fica só mesmo a faltar um pedaço de asfalto constantemente molhado onde colocar os cones como no filme… 

Assimiladas todas estas condicionantes, começa por dar uma enérgica aceleradela, até a traseira começar a escorregar, e, logo em seguida, levanta um pouco o pé do acelerador, ao mesmo tempo que vais contra-brecando, ou seja, virando o volante para o lado que o carro está a fugir de traseira — et voilá,  já estás a driftar!

RELACIONADO: BMW M5 e Mercedes-AMG E63 S. São capazes de “andar de lado”?

A terminar, dizer apenas que não desistas, caso a manobra não te saia bem, logo às primeiras tentativas — vai com calma, volta a ver o vídeo e continua a treinar. Fá-lo de forma consciente, sempre em segurança, e quem sabe, poderás acabar por tornar-te um verdadeiro profissional!

SEGUE-NOS NO YOUTUBESubscreve o nosso canal

Sabe esta resposta?
Quantas combinações de cores permite o novo Citroën C5 Aircross?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën C5 Aircross aposta forte no conforto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën C5 Aircross aposta forte no conforto