Notícias Farto de cabos nos veículos elétricos? Carregamento por indução está para breve

Elétricos

Farto de cabos nos veículos elétricos? Carregamento por indução está para breve

Se és daqueles que embirras com cabos, tanto nos telemóveis, quanto nos automóveis elétricos, avançamos-te que esse tempo está prestes a acabar. Dentro de dois anos vamos passar a carregar (também) os carros por indução!

A garantia surgiu por intermédio de Graeme Davison, vice-presidente daquela que é uma das empresas líder no desenvolvimento da tecnologia de carregamento por indução nos automóveis, a Qualcomm.

Em declarações durante o Grande Prémio de Paris do Mundial de Fórmula E, no final do mês Abril, este responsável anunciou que “dentro de 18 a 24 meses, será possível encomendar veículos elétricos equipados com tecnologia de carregamento por indução”.

Segundo Graeme Davison, o carregamento wireless poderá, inclusivamente, vir a estar disponível nas estradas, depois da empresa já ter demonstrado a sua viabilidade. Embora a aposta passe, em primeiro lugar, pela formas de carregamento por indução estática.

Como funciona?

De acordo com a empresa, a solução tem por base uma placa ligada à rede elétrica e instalada no piso, a qual emite campos magnéticos de alta frequência para o veículo. O veículo só necessita de estar equipado com um recetor que transforma esses impulsos magnéticos em eletricidade.

A Qualcomm tem, de resto, vindo a testar esta tecnologia, há já algum tempo, no Mundial de Fórmula E, mais concretamente, como forma de carregar as baterias das viaturas oficiais e médicas.

Tecnologia será mais cara… no início

Ainda segundo Davison, o carregamento por indução poderá ser ligeiramente mais caro que o sistema de carregamento por cabos, mas apenas no início. À medida que a tecnologia se disseminar, deverá passar a ser vendida a preços idênticos aos da solução por cabos.

Os fabricantes controlam o preço, mas também têm dado mostras de que querem que o valor de aquisição dos sistema de carregamento por indução sejam idênticos aos das soluções plug-in. Vai depender do fabricante, ainda que, nos primeiros anos, o mais certo seja que exista uma discrepância, com a tecnologia de indução a mostrar-se mais cara. No entanto, a partir do momento em que exista volume e maturidade suficientes, o mais certo é que não exista qualquer diferença de preço entre as duas formas de carregamento

Graeme Davison, vice-presidente para o desenvolvimento de novos negócios e marketing da Qualcomm

Sabe esta resposta?
Quantos quilómetros já cumpriu o protótipo a água salgada QUANTiNO 48VOLT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Carro movido a água salgada cumpre 150 000 km
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Carro movido a água salgada cumpre 150 000 km