Notícias E se marcas de luxo e desportivas fizessem citadinos?

Insólito

E se marcas de luxo e desportivas fizessem citadinos?

O designer russo Aksyonov Nikita debruça-se, desta vez, sobre a possibilidade de marcas de luxo e de desportivos terem citadinos. O que parece fantasia, na realidade já teve um precedente…

Bentley City Car

Aksyonov Nikita não é um estranho à Razão Automóvel. O designer russo já nos tinha entretido anteriormente com a sua visão de carrinhas comerciais de marcas como a Alfa Romeo, Mini, BMW ou a Lexus.

Desta vez, ele volta à carga com algumas propostas de automóveis citadinos, para marcas que nunca os tiveram. É fácil perceber onde ele baseia os seus renderingsFiat 500 ou Peugeot 208 —, aos quais aplica depois elementos visuais típicos de marcas que não costumam revelar preocupações tão utilitárias.

Ferrari, McLaren, Porsche, Bentley e até a muito americana Lincoln, são as marcas visadas.

RELACIONADO: E se todas as marcas tivessem veículos comerciais?

Aston Martin Cygnet, o precedente

Dificilmente alguma destas propostas verá a luz do dia, ainda que, a acontecer, não seria inédito. Um McLaren derivado de um Peugeot 208 parece impossível, mas o que é certo é que já houve um Aston Martin derivado de um… Toyota iQ.

Uma solução de recurso, apresentada em 2011, e que permitiu à marca britânica cumprir as médias de emissões de CO2 impostas pela União Europeia em 2012. Não é o tipo de coisas que queremos ver outra vez.

Mesmo com uma grelha da Aston Martin e um interior com novos materiais/decoração, ninguém conseguiu levar a sério este Toyota iQ, sobretudo porque pediam bem mais do que 40 mil euros por um. Não admira que tivesse sido um desastre comercial: das 4000 unidades por ano previstas, estima-se que o número total de Cygnet vendidos seja bastante inferior às 1000 unidades, durante os curtos dois anos em que esteve à venda.

Por outro lado, hoje em dia, deve ser o citadino mais raro de sempre.

 

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Lexus LFA Nürburgring foram produzidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lexus LFA Nürburgring. Um dos 50 fabricados vai a leilão