Notícias Portugal aguarda. Audi convoca 1,27 milhões de carros às oficinas

Recall

Portugal aguarda. Audi convoca 1,27 milhões de carros às oficinas

O caso impressiona, especialmente pelos números: a Audi vai ter chamar às oficinas 1,27 milhões de carros. Sobre Portugal, ainda não há números.

Audi A4 2014

São mais de 1,27 milhões de unidades A4, A5, A5 Cabriolet e Q5 que, em todo o mundo, a Audi vai ter de chamar às oficinas. Sendo que o problema reside no sistema elétrico, o qual pode dar origem a um incêndio. Por saber está, apenas, e segundo apurou a Razão Automóvel junto do importador nacional, quantas unidades serão afetadas em Portugal.

Audi Q5 2014

A notícia, avançada pela britânica Autocar, reporta aquela que é uma das maiores chamadas às oficinas, em número de veículos, promovidas pela Audi, nos últimos tempos. Sendo que, só na Europa (o número por países não estará ainda apurado), o problema deverá atingir um total de 875 mil unidades destes modelos. Com 250 mil a residirem nos EUA, ao passo que as restantes 47 mil, estarão na Ásia.

Em causa viaturas Audi fabricadas entre 2011 e 2015

Segundo a Audi, os carros em causa terão sido fabricados entre abril de 2011 e maio de 2015, com o problema a residir “num possível sobreaquecimento das tomadas das ligações elétricas do aquecimento auxiliar, devido à corrosão que acaba por instalar-se, resultante da fricção”. Culpa, de resto, também dos maus revestimentos dos contatos, os quais acabam por degradar-se com o passar do tempo e com o movimento dos diversos componentes, contribuindo para que, em situações extremas, possa resultar, inclusivamente, em incêndio de origem elétrica.

RELACIONADO: Audi mostra as diversas formas do alumínio desde 1923

Chamadas à oficina, as viaturas em questão verão substituído não apenas o sistema auxiliar de aquecimento, como os próprios contatos elétricos, explica o fabricante.

Audi A5 Cabriolet 2013

Carros vão poder circular normalmente

Contudo, a marca dos quatro anéis também garante que, enquanto a chamada não surge, os proprietários vão poder circular tranquilamente com as suas viaturas. Com o alerta a surgir apenas no caso de sentirem algum cheiro a queimado. Aí, acrescenta a Audi, o condutor deverá imobilizar a viatura e chamar a assistência da marca.

A terminar, referir apenas que o problema foi detetado pelo próprio construtor, durante uma vistoria de rotina aos seus modelos.

Portugal sem dados concretos

Entretanto, a Razão Automóvel contatou o importador nacional da marca dos quatro anéis, com o objetivo de saber quantas unidades A4, A5, A5 Cabriolet e Q5 a circular em Portugal, poderão vir a ser abrangidas por este recall. Informação que, de momento, os responsáveis da marca não dispõem.

Audi A5 2014

No entanto, a Razão Automóvel  promete-te que vai continuar a acompanhar o tema e dar-te-á mais informações, assim que possível.

Sabe esta resposta?
Qual a alcunha dada aos piscas do único Aston Martin Vulcan homologado para estrada?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aston Martin Vulcan já pode circular na estrada… pelo menos, um.