Notícias Quando colocas 10 bar de pressão num motor Diesel

Tuning

Quando colocas 10 bar de pressão num motor Diesel

Motores Diesel com mais de 3000 cv de potência e nuvens de fumo a perder de vista. Bem vindos ao mundo «sujo» do tuning de motores a gasóleo.

Motor Diesel rebenta

Nos Estados Unidos vigora a máxima «the bigger the better» — que é como quem diz «quanto maior melhor». O mesmo se aplica ao mundo do tuning.

Enquanto aqui na Europa os drag-racers modificam motorizações cuja cilindrada não supera os 2.0 litros de capacidade na maioria dos casos, nos EUA o cenário é diferente. A base de partida é mais «possante». Falamos de motores Diesel oriundos de pick-up’s de grandes dimensões, ou inclusivamente motores de camiões.

Por trás daquela cortina de fumo há um Nissan GT-R.

Podemos afirmar que o homologo americano do “PD” nacional — agora senti que falei em código choco (por causa do rasto negro) — é o motor Cummins, uma motorização de seis cilindros em linha com 6.7 litros de capacidade.

É possível extrair mais de 3000 cv de potência destes motores. Mas mesmo estes monstros de potência e binário podem sucumbir a 10 bar de pressão gerados por um sistema de sobrealimentação composto por três turbos.

O momento ficou registado em vídeo. Tudo aconteceu na Firepunk Diesel, um preparador especializado em motorizações alimentadas a gasóleo.

A NÃO PERDER: Diesel: Banir ou não banir, eis a questão

A lição estava estudada e os internos foram todos reforçados. Lavon Miller esperava extrair pelo menos 2400 cv deste motor (que já tinha chegado aos 2200 cv anteriormente), porém quando testava no banco de ensaio uma spec com 10 bar de pressão o bloco sucumbiu. As imagens do vídeo falam por si.

Felizmente tudo aconteceu num banco de ensaio. Se tivesse sido numa drag-strip a mais de 200 km/h o desfecho podia ter sido outro.

RELACIONADO: Os motores Diesel vão mesmo acabar? Olhe que não, olhe que não…