Notícias Volkswagen Taigun ressuscita como T-Track: o SUV mais pequeno da marca

Antevisão

Volkswagen Taigun ressuscita como T-Track: o SUV mais pequeno da marca

O Volkswagen Taigun recebeu finalmente luz verde para avançar, agora como T-Track. Modelo que dará origem a um pequeno SUV com base no Up.

Volkswagen T-Track

Em 2012 a Volkswagen apresentou um protótipo de um pequeno SUV com base no Up. De nome Taigun (nas imagens), foi apreciado pela sua estética e dimensões compactas, perfeitamente indicadas para a cidade. Todos esperavam um modelo de produção que chegasse rapidamente ao mercado, mas nada. O projecto foi, surpreendentemente, colocado na prateleira.

Compare-se com a velocidade na aprovação dos outros SUV da marca, nomeadamente o T-Roc e o T-Cross – o SUV do Golf e do Polo, O T-Roc foi apresentado em 2014 e o T-Cross Breeze em 2016.

As razões para o Taigun nunca ter chegado à linha de produção prendiam-se, previsivelmente, com os custos. O Volkswagen Up e os seus irmãos SEAT Mii e Skoda Citigo são modelos à parte no universo Volkswagen. Plataforma única e muitos componentes específicos resultam em custos de produção elevados, o que não é nada desejável quando os modelos derivados habitam no segmento mais baixo da indústria e onde o preço ganha especial importância.

Taigun dará lugar ao T-Track

Cinco anos após o aparecimento do Taigun, parece que a Volkswagen finalmente decidiu avançar com o desenvolvimento de um pequeno SUV com base no Up.

O que mudou? O fenómeno SUV continua com uma pujança notável, o que permite às marcas vendê-los com preços desejavelmente superiores. E mantendo a produção em Bratislava, na Eslováquia, onde o Up é produzido, as margens serão aceitáveis.

Outra razão prende-se com a necessidade cada vez maior de um modelo deste tipo fora da Europa, sobretudo em mercados como o brasileiro – demorou mais tempo a chegar, mas também o Brasil está a render-se ao fenómeno SUV.

Mas a sua chegada ainda vai demorar. Os rumores apontam para que chegue apenas em 2020 e T-Track é atualmente o nome mais falado para o identificar.

Considerando a base, o T-Track irá recorrer à mesma família de motores de três cilindros que encontramos no Up. Também significa que não terá versões a Diesel, mas existem fortes probabilidades de contemplar uma versão elétrica, tal e qual como já podemos ver no e-Up. Pode ser chamado de SUV, mas não estão planeadas versões com tração integral.

Antes dele, conheceremos o T-Roc já no próximo dia 23 de agosto, e o T-Cross será conhecido em 2018.

Sabe esta resposta?
Uma nova geração do Volkswagen Polo foi apresentada. Contando com esta, quantas gerações já teve?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volkswagen Polo 2018. As primeiras imagens (e não só) da nova geração