Esta proteção lateral para camiões pode ajudar a salvar vidas

Esta proteção lateral para camiões pode ajudar a salvar vidas

Este tipo de proteções são obrigatórias para a traseira mas não para as laterais dos camiões. O novo estudo da IIHS quer mudar isso.

É um tipo de acidente pouco comum. Mas a verdade é que acontece, principalmente nos EUA – só em 2015 mais de 300 pessoas perderam a vida em embates laterais contra camiões. Os números mostram que, em acidentes que envolvem um veículo de passageiros e um camião, o choque lateral causa mais mortes que o embate na traseira.

A NÃO PERDER: No tempo em que se usavam pessoas nos «crash test»

O novo estudo da IIHS (Insurance Institute For Highway Safety), entidade americana responsável por avaliar a segurança dos veículos em circulação no EUA (equivalente ao nosso Euro NCAP), mostra como é que as proteções laterais – «underride guards» – podem evitar que, em caso de acidente, um veículo de passageiros «deslize» para debaixo de um camião:

A IIHS realizou dois crash tests a 56 km/h, envolvendo um Chevrolet Malibu e um semi-reboque com mais de 16 metros de comprimento: um com saias laterais em fibra de vidro, usadas apenas para melhorar os índices aerodinâmicos, e outro com uma proteção lateral desenvolvida pela Airflow Deflector e que pode ser aplicada à maior parte dos pesados de mercadorias. Como podes ver no vídeo acima, os resultados foram contundentes.

“Os testes mostram que as proteções laterais podem salvar vidas. Achamos que está na altura de tornar obrigatórias esta proteções, especialmente com o aumento do número de acidentes mortais”.

David Zuby, vice-presidente da IIHS

E porque é que grande parte dos «crash tests» são realizados uma velocidade máxima de 64 km/h? Sabe a resposta aqui.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter