Notícias Ford quer acabar com a manete das mudanças… e passá-la para o volante?

Técnica

Ford quer acabar com a manete das mudanças… e passá-la para o volante?

Esta solução da Ford poderá ser aplicada no futuro não só aos híbridos e elétricos mas também aos modelos com motor de combustão.

Não é bem reinventar a roda, mas a julgar pela complexidade deste sistema, é quase. A patente foi registada pela Ford em novembro de 2015, mas só agora foi aprovada pelo U.S. Patent & Trademark Office.

Em teoria, a ideia é simples: passar os controlos da manete das mudanças – de uma transmissão automática – para o volante. Como podem ver na imagem em baixo, a ideia seria concretizada através de dois botões: um com as funções Neutral (ponto morto), Park (parqueamento), e Reverse (marcha-atrás), do lado esquerdo, e outro para o Drive (marcha) do lado direito. As patilhas inferiores por seu turno, permitiriam mudar as relações da caixa manualmente.

A NÃO PERDER: Caixa automática. 5 coisas que nunca deves fazer

Tal como aconteceria num manípulo tradicional, o condutor teria de pressionar o travão antes de mudar de marcha. No entanto, a Ford (ainda) não decidiu como é que os botões iriam funcionar na prática. Premir o botão repetidamente até à marcha correta (N, P ou R) ser selecionada? Premir o botão durante 1 ou 2 segundos para acionar a marcha-atrás?

Quais as vantagens?

De acordo com a Ford, ao libertar espaço da consola central, este sistema daria ao seu departamento de design mais liberdade para criar outro tipo de soluções estéticas. Resta saber se Ford vai mesmo avançar com a ideia.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter