Notícias Um superdesportivo da Tesla? Xabier Albizu deu o primeiro passo

Um superdesportivo da Tesla? Xabier Albizu deu o primeiro passo

Os protótipos de superdesportivos movidos exclusivamente por motores elétricos têm surgido como cogumelos, principalmente nos grandes salões automóveis. Irá a Tesla juntar-se à festa?

Os mais atentos às novidades da marca californiana saberão que, nos próximos dois anos, a Tesla prepara-se para lançar três modelos completamente novos.

Os pormenores da estratégia da marca para o futuro próximo foram revelados recentemente pelo próprio Elon Musk, CEO e fundador da Tesla. O plano, além do lançamento do Model 3 que deverá acontecer ainda este ano, inclui a apresentação de um camião semi-reboque, uma pick-up e o sucessor do Roadster.

ESPECIAL: A Volvo é conhecida por construir automóveis seguros. Porquê?

Para desespero de alguns adeptos fervorosos da Tesla, Elon Musk deixou de fora um superdesportivo que, ao que parece, nunca chegou a ser equacionado. O que, para uma marca com excelente desempenho no mercado bolsista, mas ainda incapaz de lucrar, não é de estranhar.

Tesla Model EXP

Não foi impedimento para o designer espanhol Xabier Albizu, que apelou à sua criatividade e imaginou como seria um possível superdesportivo da Tesla. Um projeto a que Xabier Albizu chamou de Tesla Model EXP.

Se a frente vai buscar elementos identificativos dos Tesla de produção, numa abordagem mais sóbria e conservadora, para melhor se integrar na atual linguagem de design da marca, a traseira distancia-se e adota um estilo mais agressivo com especial atenção às necessidades aerodinâmicas.

Em termos mecânicos, Xabier Albizu sugere que o carro seria alimentado por quatro motores elétricos (um por roda), solução ideal para um sistema de vetorização de binário. Quanto à performance, convém dizer que o atual Tesla Model S (P100D) de competição, com 795 cv de potência e 995 Nm de binário máximo, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.1 segundos. Hipoteticamente, o Tesla Model EXP seria capaz de superar estes valores.

Tesla Model EXP

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter