Notícias Volvo. Motorizações híbridas ao serviço dos pesados

Volvo. Motorizações híbridas ao serviço dos pesados

Uma versão mais evoluída do sistema I-See permite ao sistema de navegação controlar a gestão do motor e se necessário, desligá-lo.

A maioria das pessoas desconhece que a indústria dos camiões é tão ou mais avançada quanto a indústria automóvel. Alguns dos sistemas que agora fazem escola nos nossos automóveis já levam anos ao serviço dos veículos pesados.

O departamento de veículos pesados da Volvo quer dar mais alguns passos nesse sentido. Como? Desenvolvendo soluções híbridas inteligentes para aplicar na próxima geração de camiões. O objetivo é diminuir substancialmente os consumos e emissões destes veículos. O concept que veem nas imagens é a segunda geração de um modelo apresentado pela primeira vez o ano passado.

A solução agora apresentada pela Volvo combina o motor D13 de seis cilindros em linha (o mesmo que andou a disputar curvas com o S60 Polestar) com uma unidade elétrica. A marca estima que com este sistema consiga alcançar consumos e emissões até 30% mais baixos – com a ajuda de melhorias aerodinâmicas que diminuem o arrasto.

Como funciona?

O sistema é em tudo semelhante aos sistemas híbridos que encontramos na indústria automóvel – utiliza a energia das desacelerações e descidas para carregar as baterias. Mas com uma importante diferença: a próxima geração do sistema I-See da Volvo (que equipa este concept) consegue antecipar os desníveis da estrada e programar o motor para vencer essas diferenças de forma mais eficiente. O sistema antecipa até 5 quilómetros do trajeto.

Mas há mais. Em descidas mais acentuadas e em velocidade de cruzeiro o motor D13 pode inclusivamente ser desligado. Outra das novidades é a possibilidade de circular até 10 km em modo 100% elétrico.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter