Lane Valet. Este sistema da Lexus quer tirar os «domingueiros» da via da esquerda

Lane Valet. Este sistema da Lexus quer tirar os «domingueiros» da via da esquerda

Da ficção à realidade. O Lexus LC e LS preparam-se para receber uma tecnologia de condução autónoma capaz de interferir com o veículo da frente.

Todos nós já passamos por isto. Estamos muito bem a circular na via mais à esquerda ou na via central, quando nos deparamos com um carro à nossa frente, a circular na “maior das calmas” a uma velocidade inferior à das restantes faixas. A este tipo de condutores, podemos chamar-lhes os «azelhas da faixa do meio».

Não seria fantástico ter um botão que pudesse – como por magia… – fazer com que o carro da frente passasse para a via mais à direita? Aparentemente, esta tecnologia será uma realidade, graças ao trabalho dos engenheiros da Lexus.

A NÃO PERDER: Todos os detalhes do Lexus IS 300h. Construído pelos Takumi, os artesãos da marca nipónica.

A Lane Valet, assim foi batizada esta tecnolgoia, vai permitir entrar em contacto com o carro da frente e obrigá-lo a passar (autonomamente e em segurança) para a via mais à direita, caso se justifique. Esta tecnologia depende das capacidades de condução autónoma e só estará disponível em veículos que possam comunicar entre si.

“O Lane Valet foi desenvolvido pelos melhores engenheiros da Lexus, que compreendem a importância da segurança e da condução segura. A velocidade adequada de um veículo, sem travagens excessivas, permite otimizar os consumos, o fluxo do tráfego e diminuir a frustração do condutor. Estamos a tentar oferecer a todos a melhor experiência de condução possível”.

Brian Bolain, diretor geral da Lexus

Basta carregar num botão e o Lexus LC faz o resto:

As tecnologias de condução autónoma estão a ficar cada vez mais avançadas, não estão? Infelizmente, tudo não passa de uma partida da Lexus para o Dia das Mentiras… 😉

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter