Notícias Honda abandona carrinhas em detrimento dos SUV

Honda abandona carrinhas em detrimento dos SUV

Face ao forte crescimento do segmento SUV em todo o mundo, o Civic Tourer (carrinha) deixou de ser uma prioridade.

Não há margem para dúvidas: o segmento SUV foi o aquele que mais cresceu na última década, e quem pagou a fatura foram as carrinhas – ou pelo menos terá sido isso que aconteceu com o novo Honda Civic.

A 10ª geração do bestseller da Honda foi apresentada em setembro no Salão de Paris, e além da pequena “revolução” que operou no design exterior, a marca nipónica terá tomado outra decisão igualmente importante: abdicar da versão Civic Tourer. A notícia foi dada pelo próprio Dave Hodgetts, diretor da Honda para o mercado britânico, que adiantou ainda que a decisão é relativa à atual geração do Civic, deixando em aberto o regresso da variante carrinha numa próxima geração.

Motor Diesel poderá ser a próxima vítima?

Se os imperativos financeiros ditaram o fim do Civic Tourer, também as motorizações Diesel poderão ser descontinuada. É um facto que o bloco 1.6 i-DTEC (que compõe a oferta a gasóleo) vai sofrer revisões ao nível da eficiência (apesar de ainda ser um dos melhores da sua classe), mas também é verdade que o investimento necessário para cumprir as normas de emissões poluentes tem tornado estes motores cada vez menos viáveis em termos financeiros.

A NÃO PERDER: Novo Honda Civic Type R: caixa manual, ponto final!

Por isso, Dave Hodgetts sugere num futuro próximo que a marca poderá focar-se nas motorizações elétricas ou até mesmo nas células de hidrogénio. Além do bloco 1.6 i-DTEC, o atual leque de motorizações do Honda Civic é composto pelo já conhecido bloco 1.5 turbo com 180 cv e pelo novo motor turbo 1.0 de três cilindros com 127 cv.

Durante a próxima semana vamos estar em Barcelona para um primeiro contacto com a 10ª geração do Honda Civic, e poderás acompanhar tudo na nossa página de Instagram.

Fonte: AutoExpress

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter