Venturi VBB-3 é oficialmente o elétrico mais rápido do planeta: 549 km/h!

Venturi VBB-3 é oficialmente o elétrico mais rápido do planeta: 549 km/h!

Um pássaro? Um avião? Não, é só o Venturi VBB-3, o veículo elétrico mais rápido do mundo.

Concebido em 2013 por um grupo de jovens investigadores da Universidade de Ohio em parceria com a marca francesa Venturi, o Venturi VBB-3 foi pensado com um único objetivo em mente: bater o recorde de velocidade terrestre para um veículo elétrico. Para isso, faz-se valer de dois motores elétricos com mais de 3000 cv combinados. Só as baterias para alimentar este modelo pesam 1600 kg – o peso total do veículo chega às 3.5 toneladas.

Depois de duas tentativas falhadas para bater o recorde de velocidade em 2014 e 2015, à terceira foi de vez. No “sal” do Bonneville Speedway, em Utah, o Venturi VBB-3 cumpriu os dois percursos de 11 milhas (quase 18 quilómetros) com intervalo de uma hora (seguindo assim os regulamentos da FIA) a uma velocidade média de 349 km/h.

VEJAM TAMBÉM: Conhece as principais novidades do Salão de Paris 2016

Num dos sprints, o Venturi VBB-3 atingiu inclusive uma velocidade de 576 km/h, e de acordo com o piloto Roger Schroer, é possível ultrapassar os 600 km/h. Recorde-se que o recorde de aceleração dos 0 aos 100 km/h para um veículo elétrico pertence ao Grimsel, um pequeno modelo desenvolvido por uma equipa de estudantes suíços, com apenas 1.5 segundos.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter