Notícias Camião «Tesla» na estrada antes do final do ano

Camião «Tesla» na estrada antes do final do ano

Lembram-se do Nikola One, o camião elétrico? Saibam que o primeiro protótipo funcional vai ser apresentado já no próximo dia 2 de dezembro em Salt Lake City.

O Nikola Zero é a primeira grande aposta da Nikola Motors, uma empresa que chega ao mercado com um projeto de mobilidade elétrica muito semelhante ao da Tesla – daí que, à semelhança da Tesla, a Nikola Motors se tenha inspirado no nome do inventor croata Nikola Tesla. Em comunicado divulgado este mês (aqui na íntegra), a empresa anunciou que o primeiro protótipo funcional do Nikola One vai estrear-se no próximo dia 2 de dezembro, em Salt Lake City (EUA) – local mundialmente conhecido pelas longas planícies cobertas de sal e pelos recordes de velocidade.

O Nikola Zero recorre a seis motores elétricos alimentados por uma bateria de 320kWh e por uma turbina a gás natural (que funciona como , que incorpora uma bateria de 320 kWh, mais de 2.000 cv de potência e 5020 Nm de binário máximo. Segundo a Nikola Motors Company, a autonomia do One pode chegar os 1.900 km, alcançado assim uma redução de 50% nos custos por km face aos camiões Diesel. Trevor Milton, CEO da Nikola, vai mais longe e diz mesmo que o seu camião é “o santo graal da setor de transporte rodoviário “.

A NÃO PERDER: Bentley Bentayga poderá adoptar o «Super Diesel» do Audi SQ7

“Não temos conhecimento de mais nenhum veículo pesado elétrico que consiga transportar mais de 36 toneladas durante mais de mil quilómetros sem parar. E bastam 15 minutos para recarregar as baterias para mais mil quilómetros”. A marca afirma já ter mais de 7.000 reservas para este modelo. além do One, a Nikola Motors Company vai lançar também um UTV 100% elétrico com mais de 500 cv de potência. Na imagem em baixo:

nikola zero utv 1

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter