Notícias O maior produtor mundial de motores Diesel faz 100 anos

O maior produtor mundial de motores Diesel faz 100 anos

O centenário da Isuzu Motors ficará marcado por novos produtos. Novidades essas que estarão brevemente disponíveis para os consumidores.

A história da Isuzu começa em 1916, com o ínicio dos planos para a construção de autómoveis que teve o seu “auge” na fusão entre a Tokyo Ishikawajima Shipbuilding and Engeneering Co. – uma empresa de construção naval – com a Tokyo Gas and Electric Industrial CO, um dos grandes operadores de energia nipónicos.

Seis anos após a parceria, saiu o primeiro veículo das linhas de produção, apelidado de Wolseley A-9. Este, foi o primeiro automóvel a ser construído no Japão e liderou um dos maiores sucessos do mundo da história da indústria. Em 1934, foi lançado o primeiro veículo sob o nome Isuzu em analogia ao conhecido rio com o mesmo nome situado na cidade de Ise, no Japão, e que deu posteriormente origem, em 1949, ao nome da Empresa Isuzu Motors Limited.

A NÃO PERDER: Os motores de quatro cilindros mais potentes da atualidade

A longa história da marca não ficou somente marcada pela produção de camiões, mas também em veículos ligeiros de passageiros. Após a Segunda Guerra Mundial, a Isuzu deu a conhecer ao mundo o Hillman (1953), de seguida o Bellett em 1963. Posteriormente, a marca lançou – em parceria com a GM – o Gemini, posicionando-se como um “carro mundial”. Já em 1981, foi desenvolvido o primeiro 4×4 deste segmento, o compacto Rodeo Bighorn. Entre nós foi o Opel Corsa (na imagem) e o Astra, dois dos principais modelos equipados com motores de origem Isuzu.

Desde essa data, a Isuzu detém o título de um dos principais fabricantes mundiais de motores a diesel, pick-ups e veículos comerciais, tendo no camião ligeiro Série N, um best-seller no Japão, destacando-se por ter um elevado registo de qualidade e robustez. No nosso país, a Isuzu é representada pelo Grupo Bergé, atravessando um período de crescimento (+72%), a nível de volume de vendas nacional – + 80 % no segmento Pick up e + 50 % nos Comerciais, face ao primeiro semestre de 2015.

Parabéns Isuzu! Por todos estes motivos montámos uma festa… 🙂

Cat-party

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter