Notícias Alemanha quer «caixa negra» para todos os carros autónomos

Alemanha quer «caixa negra» para todos os carros autónomos

A última proposta do Ministério dos Transportes alemão prevê a implementação de uma “caixa negra” em todos os veículos com um sistema de condução autónoma.

O alemão Alexander Dobrindt, Ministro dos Transportes, acredita que esta solução poderá ajudar a determinar as causas dos acidentes que envolvem este tipo de veículos. Através de uma “caixa negra” – semelhante à que é utilizada na aviação – poderá ser possível determinar quando é que o sistema de condução autónoma foi acionado e se o condutor foi obrigado a intervir ou não.

Esta proposta estipula ainda que os condutores a bordo de um veículo 100% autónomo não são obrigados nem a ter as mãos no volante nem a prestar atenção à estrada. Contudo, o condutor terá que permanecer sentado de forma a poder intervir em caso de emergência.

VEJAM TAMBÉM: BMW vira-se para as tecnologias de condução autónoma

Tudo isto acontece na sequência dos vários acidentes graves nas últimas semanas que envolveram carros autónomos, em especial o acidente mortal na Florida (EUA) no passado mês de maio. Para já, trata-se apenas de um esboço que será sujeito a aprovação nos próximos meses, mas a concretizar-se, a sua implementação poderá constituir um passo importante em termos legais para a implementação dos modelos autónomos a nível global, dada a importância do mercado alemão para o sector.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter