Nissan adquire 34% das ações da Mitsubishi

Nissan adquire 34% das ações da Mitsubishi

É oficial: a Nissan confirma a aquisição de 34% do capital da Mitsubishi por 1.911 milhões de euros, assumindo a posição de accionista maioritário da marca nipónica.

As ações compradas diretamente à Mitsubishi Motors Corporation (MMC), foram adquiridas por 3,759€ cada (valor médio das ações entre 21 de abril a 11 de maio de 2016), aproveitando a desvalorização destas em mais de 40% no último mês, devido à polémica das manipulações dos testes de consumos.

A NÃO PERDER: Mitsubishi Outlander PHEV: alternativa racional

As marcas vão continuar a desenvolver, em parceria, as plataformas, tecnologias, bem como devem começar a partilhar fábricas e alinhar estratégias de crescimento. Relembramos que a Mitsubishi já participava na produção de carros citadinos (os chamados “kei-cars”) para a Nissan, segmento bastante importante para a marca no Japão, tendo produzido dois modelos no âmbito de uma parceria iniciada há cinco anos.

As duas empresas, anteriormente ligadas por parcerias a nível estratégico, irão assinar, até dia 25 de maio, o acordo da aquisição, que, consequentemente, poderá colocar quatro administradores da Nissan no conselho de administração da Mitsubishi. O próximo chairman da Mitsubishi também deverá ser nomeado pela Nissan, um direito que surge pela posição de maioritária assumida.

VER TAMBÉM: Mitsubishi Space Star: novo visual, nova atitude

Espera-se que o negócio se realize até ao final de outubro, tendo como data limite o final do ano de 2016. Caso contrário, o contrato perde a validade.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter