Lisboa é a cidade mais congestionada da Península Ibérica

A capital lisboeta converteu-se na cidade mais congestionada a nível ibérico, segundo o Índice de Tráfego Global Anual divulgado pela TomTom.

De acordo com o estudo, que analisa congestionamentos de trânsito em 295 cidades de 38 países de seis continentes, Lisboa apresenta um nível de congestionamento geral de 31%, registando um aumento de 2% em relação ao ano passado, o que significa que uma viagem demora mais 31% do tempo do que demoraria em condições sem congestionamentos. Já a capital de “nuestros hermanos”, Madrid, apresenta um nível de congestionamento de 23%, ultrapassado apenas por Barcelona (28%) e Palma de Maiorca (27%).

O índice realça ainda que no último ano os condutores lisboetas passaram em média 35 minutos extra por dia no trânsito, que somados resultam num gasto anual de 136 horas na estrada. O dia mais congestionado de 2015 em Lisboa foi 19 de março.

TomTom Traffic Index_Infografia ibérica

A NÃO PERDER: Já conduzimos o Morgan 3 Wheeler: soberbo!

A cidade do Porto regista um nível de congestionamento inferior, situado nos 23%, mantendo o valor do ano passado. Na cidade invicta, o tempo extra despendido no trânsito é de 27 minutos por dia, que acumulado perfaz um total de 104 horas no final do ano.

As manhãs de segunda-feira (Porto), as manhãs de terça-feira (Lisboa) e as tardes de sexta-feira (Lisboa e Porto) são os períodos com maior nível de congestionamento. Os níveis de congestionamento em autoestrada, por contraste com dos restantes itinerários, situam-se, respetivamente, nos 14% e 32% em Lisboa e nos 16% e 27% no Porto. Conhece aqui as 10 cidades mais congestionadas do mundo.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter

Mais artigos em Notícias