Notícias Operação “Controlo de Velocidade” arranca hoje

Operação “Controlo de Velocidade” arranca hoje

Arranca hoje em todo o território nacional a Operação “Controlo de Velocidade”. Do dia 17 ao dia 23 de Agosto, as ações de controlo de velocidade serão intensificadas.

As vias do país mais controladas serão, segundo avançou a GNR em comunicado oficial, aquelas onde “as infrações por excesso de velocidade são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, designadamente nas autoestradas e nas vias situadas no interior das localidades.” O controlo será realizado com recurso a radares fixos e móveis, num total de 600 operações de controlo de velocidade.

Uma operação internacional

A operação é promovida pela TISPOL (European Traffic Police Network) e envolverá cerca de 1200 militares de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito. Segundo a GNR, “esta operação, que pretende combater o flagelo da sinistralidade rodoviária associada ao excesso de velocidade, será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadrada o planeamento de operações definido pela TISPOL, organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional.”

A GNR revela ainda que “desde o inicio de 2015 e até ao dia 16 de agosto, foram controlados 5 733 295 condutores dos quais 118 822 circulavam em excesso de velocidade”. Está prevista a realização de outras operações durante o presente ano, que têm como objetivo principal diminuir a sinistralidade rodoviária.

Fonte: Guarda Nacional Republicana