Testes Seat Ibiza Cupra SC 180cv: nem tudo são números…

Seat Ibiza Cupra SC 180cv: nem tudo são números…

Foi preciso conduzir o Seat Ibiza Cupra para recordar aquilo que nos anos 90 era um dado adquirido: nem tudo são números.

Tendo nascido no já relativamente longínquo ano de 1986, cresci a contemplar a era dourada dos pocket rocket. Os G’s, os Cup’s, os GTI´s e os XSI’s. Lembram-se? Claro que sim. Nem precisei de mencionar as marcas. Que saudades dos motores com pouco mais de uma centena de cavalos, coadjuvados por chassis e suspensões algo temperamentais – foi nessas máquinas que escrevi algumas das memórias mais engraçadas da minha juventude.

Regressando ao presente, foi com a cabeça no passado que testei o Seat Ibiza Cupra, equipado com o fogoso motor 1.4 TSI de 180cv e a competente caixa DSG de sete velocidades. Isso mesmo… 180cv. Uma cifra que por apenas 20 equídeos não chega às duas centenas de cavalos. Um número que apesar de tudo – e o “apesar de tudo” são 6,9 seg. dos 0-100km/h e quase 230km/h de velocidade máxima-, parece já não impressionar ninguém.

Seat Ibiza Cupra-6

Numa época dominada pelas redes sociais e pela ditadura dos números já ninguém perde o fôlego ao ver 180cv numa ficha técnica. E isso nota-se em alguns comentários depreciativos que vamos apanhando no nosso Facebook.

Vamos lá rapazes… Dizer que “180cv é pouco” é quase uma ofensa para uma geração passou a juventude a juntar «trocos» para comprar os Cup’s e companhia, de “apenas” 120cv. “Não é a mesma coisa Guilherme…” dirão vocês. Pois não, não é.

RELACIONADO: O primeiro carro do Rei de Espanha foi um Seat Ibiza. Conheçam esse Ibiza da realeza aqui

O Seat Ibiza Cupra traz-nos a aura desse tempo mas junta-lhe o ar-condicionado automático, um sistema de som digno desse nome, o cruise-control e mais algumas coisas que aos 29 anos já me custa abdicar e que os pocket rocket dessa altura nem sonhavam ter. Testei-o em circuito, testei-o na Arrábida, testei-o em cidade e quando dei por mim tinha novamente 18 anos.

O Cupra dá-se bem em todos estes ambientes, e para quem pretende um «all-in-one» a custos moderados, o Seat Ibiza Cupra pode ser uma excelente escolha, até porque os consumos não são proibitivos – consegui uma média de 7,1 litros rodando sem pressas.

Seat Ibiza Cupra-8