Notícias Rússia: transsexuais e transgéneros proibidos de conduzir

Rússia: transsexuais e transgéneros proibidos de conduzir

O governo russo atualizou a lista de distúrbios mentais que impedem a obtenção ou manutenção do título de condução. Transsexuais e transgéneros foram classificados como sendo portadores de uma doença mental, mas há mais.

A polémica está instalada na Rússia depois de uma nova alteração legislativa (em 2013, passou a ser ilegal qualquer tipo de comportamento que não promovesse “o estilo de vida tradicional”) desta vez às regras de atribuição do título de condução. O acesso à carta de condução está agora vedado a transsexuais, transgéneros, fetichistas, voyeuristas e exibicionistas. Os jogadores compulsivos e cleptomaníacos também foram inseridos na lista.

Acusada de ser discriminatória, a alteração já recebeu fortes críticas de vários sectores da sociedade russa e internacional. Segundo avança a BBC, Valery Evtushenko, da Associação Psiquiátrica da Rússia, considera que esta alteração vai levar muitos a esconderem os seus problemas, com medo de perderem ou não terem acesso à carta de condução.

Por outro lado, o Sindicato de Condutores Profissionais da Rússia apoia a medida. Alexander Kotov, líder do sindicato, acredita que esta medida se justifica pois a Rússia tem uma taxa de mortalidade nas estradas muito elevada e que “aumentar os requisitos de atribuição é perfeitamente justificável”. No entanto, Kotov defende também que estes requisitos não deviam ser tão exigentes para os condutores não-profissionais.

Fonte: BBC