Notícias Profissão? Cheirar modelos da Volvo

Profissão? Cheirar modelos da Volvo

A Volvo tem um departamento dedicado ao estudo da qualidade do ar no habitáculo. Uma das funções dos responsáveis é «cheirar» os quatro cantos do habitáculo.

A Volvo faz porta-estandarte de detalhes que em algumas marcas são relegados para segundo plano. Um deles é a qualidade do ar. Para o efeito criou uma equipa, a Volvo Cars Nose Team – que em bom português significa algo como «equipa do cheiro».

volvo interior filtro 3

A função desta equipa é mesmo essa: cheirar. Cheirar tudo! Cheirar os materiais, os cantos e os recantos dos modelos suecos e decidir onde é que o odor dos materiais é intenso, desagradável ou incomodativo. Tudo para que a sensação de enjoo que alguns de nós conhece ao entrar em determinados modelos não aconteça nos modelos da marca.

Esta equipa tem ainda outra função muito importante, definir o cheiro «Volvo». É importante para as marcas – e a Volvo não é exceção – que quando os clientes entram nos seus carros identifiquem a marca não só em termos visuais mas também em termos olfativos.

VEJAM TAMBÉM: Volvo XC90 R-Design: sete lugares desportivos

Mas porque o bom ambiente a bordo não é apenas determinado pelos materiais, é preciso que o ar proveniente do exterior chegue nas melhores condições ao habitáculo. Com base neste pressuposto a marca anunciou uma nova geração do sistema Clean Zone no Volvo XC90. Um sistema que faz uso de multi-filtros de grandes dimensões, para filtrar pólen e micro-partículas até 0,4 μm de tamanho – 70% eficiente do que a maioria dos automóveis.

volvo interior filtro 5

Um sistema que atua também de forma preventiva, suspendendo o fornecimento de ar ao habitáculo quando os sensores detetam a presença de substâncias nocivas no exterior.

volvo interior filtro 4