Notícias Mercedes Classe S Guard: à prova de balas e granadas

Mercedes Classe S Guard: à prova de balas e granadas

Os Mercedes têm a fama de serem verdadeiros tanques de guerra. Nunca esta expressão foi tão literal como agora. Conheçam o Mercedes Classe S Guard, a versão blindada do topo de gama da marca alemã.

O Mercedes Classe S Guard é o mais recente membro da família de viaturas blindadas da marca alemã. A série Guard da Mercedes inclui modelos como o Classe E, S, M e G – todos eles com diversos graus de blindagem. Mas o osso mais duro de roer é mesmo o novo Classe S Guard, que iniciou agora a sua produção na fábrica de Sindelfingen.

A NÃO PERDER: O revolucionário Mercedes 190 (W201) o «tanque de guerra» dos taxistas portugueses

Por fora, apenas os pneus de alto perfil e os vidros laterais de elevada espessura, denunciam um modelo pensado para não chamar muitas atenções. É nas suas entranhas que surgem as diferenças: o Classe S Guard é primeiro carro certificado de fábrica com uma classe de blindagem de nível VR9 (a mais alta já estabelecida).

mercedes classe s 600s guard 11

O Mercedes Classe S Guard recorre a um tipo especial de aço com 5 cm de espessura, em todos os espaços livres entre a estrutura e a carroçaria, fibra de aramida e polietileno junto aos painéis externos e vidros com recurso a policarbonato. O para-brisas, por exemplo, tem uma espessura de 10 cm e pesa uns massivos 135 kg.

DEU QUE FALAR: A história do surgimento do departamento AMG e o seu « Porco Vermelho»

Toda esta blindagem resulta numa capacidade para «sobreviver» a rajadas de munições de alto calibre e a explosões de granadas. Para além deste equipamento anti-balístico, este verdadeiro tanque de luxo está ainda equipado com um sistema autónomo para  fornecimento de ar puro ao interior (no caso de estouro de bombas ou uso de armas químicas), extintor de incêndio e para-brisa e vidros laterais com aquecimento.

mercedes classe s 600s guard 5

Disponível apenas em associação à versão S600, este modelo vem equipado com um motor V12 de 530cv, que devido ao elevado peso do conjunto tem uma velocidade máxima limitada a 210km/h. Esta verdadeira fortaleza rolante terá um preço em torno do meio milhão de euros. Um valor que não deverá ser um obstáculo para as individualidades interessadas neste tipo de veículos.