Comprar carro sem fazer asneiras: um guia rápido

Comprar carro sem fazer asneiras: um guia rápido

Está a pensar trocar o seu automóvel? Este mês preparámos um guia rápido com algumas dicas que deve ter em mente.

Escolher o melhor carro para comprar não é só pensar no modelo que gostamos e comprá-lo ao preço que conseguimos pagar. Um carro é um objecto de utilização. A escolha deve ser racional. E para o ser, deve ter em atenção o seguinte:

  • Utilidade: Precisa mesmo daquele carro? Ou está a comprar uma berlina do segmento superior para fazer 20 km por dia? Mesmo que seja o Smart de dois lugares, para ir do Campo Grande até ao Saldanha, não ficaria melhor servido de transportes públicos? Ou mesmo a pé? Cada necessidade é uma necessidade. Pense na sua.
  • Segmento: Quem gosta de carros, quer sempre comprar aquele com que sonhou toda a vida. E chegou a hora de comprar a carrinha dos sonhos. Mas para o efeito, há carros de outros segmentos que podem ser suficientes e até melhores para o tipo de utilização. Pense. Pense duas vezes no que vai fazer.
  • Novo/usado: A verdade: um carro novo perde logo valor assim que sai do stand. Mas há outro facto estatisticamente comprovado: um usado gasta mais em reparação e manutenção que um novo. E todos os carros são diferentes entre si e têm valores em usados que podem estar bem próximos dos novos. Compare e pondere o risco.
  • Marca: A marca interessa. Não tanto porque algumas são melhores que outras, mas porque nenhuma delas é só modelos maus. Da mesma forma que já não há carros que não prestam, também já não há marcas incontestáveis. A partilha de motores e plataformas faz com que se possa comprar um carro quase igual em marcas diferentes. E com preços diferentes.
  • Oferta: É possível ir buscar um carro novo com uma diferença bastante relevante num stand diferente? É. Os concessionários representam as marcas, mas têm políticas comerciais e necessidades diferentes entre si. Nos usados, as oportunidades ainda são mais gritantes. Os carros novos são semelhantes, mas nunca há dois usados iguais.

E nunca se esqueça: o carro é um custo e desvaloriza com a utilização. Pense em todas estas ponderáveis antes de decidir que carro comprar.