Autopédia Ferrari patenteia nova tecnologia para as direções assistidas

Ferrari patenteia nova tecnologia para as direções assistidas

Na busca pela eficácia extrema e sensações de condução, a Ferrari resolveu estudar a fundo os componentes da direção nos seus modelos e chegou a conclusões interessantes com benefícios que só uma direção precisa e eficaz é capaz de transmitir, com o registo de uma nova patente no mundo Automóvel.

O novo sistema de direção patenteado pela Ferrari, basicamente tem por missão anular as folgas e pontos mortos da direção, que se traduzem numa resposta vaga e pouco precisa, até se atingir determinado ângulo de viragem no volante.

No novo sistema todos os elementos da coluna de direção são do tipo mecânico, mas com um acerto específico de software na caixa de direção, software esse que será responsável por fornecer os parâmetros de ajustes necessários, para que se possam evitar as inconsistências de variação na direção quando se aplicam ângulos de viragem da esquerda para direita e vice versa.

trw-10-16-13-19-EPHS-SYSTEM

Segundo a Ferrari, o novo software é capaz de calcular o ângulo de viragem e força aplicada no volante, aplicando assim as correções necessárias com a assistência elétrica, na tentativa de corrigir o erro ou ponto morto da direção.

Na prática quando giramos o volante, esse “input” transmitido, não é instantaneamente fornecido às rodas, com o angulo desejado e dado o atraso que existe entre a comunicação dos diversos componentes mecânicos, origina por isso uma resposta vaga, mas que o novo software pode anular, através da antecipação calculada pelo módulo eletrónico na caixa de direção.

A Ferrari, afirma que com esta inovação tecnológica, a direção assume um comportamento muito mais linear e consistente, sem prejudicar o “feeling” que se tem dos antigos sistemas mecânico hidráulicos, solução que não adiciona peso nenhum ao atual sistema de direção eletricamente assistida, que na verdade é fornecido pela TRW Automotive.
LaFerrari-–-2013