Ferrari insatisfeita com a «nova» Fórmula 1

Ferrari insatisfeita com a «nova» Fórmula 1

Ecclestone e Ferrari admitem insatisfação com a «nova» fórmula 1 e querem mudanças.

Aqui na redação da Razão Automóvel costumamos dizer em tom de brincadeira, quando algo é muito óbvio que “se faz miau-maiu e tem quatro patas, então é muito provável que seja um gato”.

E foi óbvio para todos os seguidores da F1, que a fórmula estreada esta época não agrada. O tal «gato» fartou-se de miar durante semanas, mas ninguém parecia querer admitir a sua presença. As queixas surgiam de todos os lados.

Os únicos que pareciam continuar a querer negar as evidências, por insólito que possa parecer, são os principais atores desta novela: as equipas e organização.

A surpresa surgiu agora, na forma de um raro comunicado da Ferrari – a marca é sempre muito reservada nestas questões – onde a marca admite que esta “insatisfeita com a nova Fórmula 1”.

Nos últimos dias a marca italiana levou a cabo um pequeno inquérito junto dos seus seguidores e “83% revelaram-se desapontados”, “adicionalmente os nossos fãs estão não gostam do barulho dos novos monolugares e acham as regras demasiado confusas”, declarou a marca. No seguimento deste inquérito o presidente da marca, Luca Montezemolo e Bernie Ecclestone, patrão da Fórmula 1, encontraram-se em Londres para discutir o futuro imediato da modalidade. As duas partes concordaram que algo tem de mudar para devolver a emoção à modalidade.

A marca italiana vai agora reunir com Jean Todt, presidente da FIA, com vista à alteração dos atuais regulamentos da Fórmula 1 com efeitos imediatos. Uma mudança que a ser levada a cabo, necessitará naturalmente da aprovação das marcas. E é exatamente neste ponto que tudo se torna mais complicado.

A Mercedes dificilmente aceitará deitar por terra a vantagem competitiva que conseguiu alcançar com estes regulamentos. Lewis Hamilton, piloto da equipa alemã foi contundente nas palavras “não me lembro de ouvir Montezemolo queixar-se quando o Michel (Schumacher) ganhou 5 títulos seguidos”.

A polémica promete continuar, com ou sem mudança dos regulamentos. Pelo menos já está tudo de acordo: aqui há gato!