O Gumpert Explosion é uma ode ao Grupo B

O Gumpert Explosion é uma ode ao Grupo B

Genebra será sempre um palco de surpresas no que a Salões Automóveis diz respeito, e esta edição de 2014 não é exceção. Acompanhem-nos numa visita ao novo Gumpert Explosion, uma magnífica reinterpretação dos icónicos carros de Rally do Grupo B.

Mas antes há que relembrar: Roland Gumpert foi diretor da Audi Sport durante os anos 80 e tem no seu currículo, máquinas como o Audi Quattro.

roland gumpert

Fruto da ligação à Audi, quase como se de um cordão umbilical se tratasse, Roland Gumpert, contou com o apoio da marca de Ingolstadt, nesta nova aventura de construir máquinas de exceção. Esta relação não foi desperdiçada, com a Audi a fornecer grande parte dos órgãos mecânicos aos projetos de Roland Gumpert.

Já lá vão 9 anos desde que a visão de Roland Gumpert, conjuntamente com a sinergia Audi, tomou forma com o Apollo, um modelo com uma eficácia visceral em pista e que ameaçou muitas potências, construtoras de supercarros.

Recentemente a Gumpert acabou por sofrer as consequências de uma conjuntura menos favorável e em 2013, o pedido de insolvência foi apresentado, mas mesmo quando tudo parecia estar perdido, a luz ao fundo do túnel surgiu através de um benemérito anónimo e a Gumpert está de volta. Dêem as boas vindas ao Gumpert Explosion.

02-gumpert-explosion-geneva-1

O Gumpert Explosion traz de volta a esperança de que afinal, os carros do grupo B, podem não ter morrido para sempre, ficando imortalizados na nostalgia dos anos 80.

O Gumpert Explosion é uma ressurreição moderna daquilo que era o Grupo B, com a sua inspiração nos carros de rally mais brutais de sempre. Este Gumpert Explosion é um brinde ao revivalismo dos anos 80 onde tudo era possível e transborda literalmente o apelo por Sexo, Drogas e Rock n Roll, perdão! Apelo por Estradas de Montanha, Bombas de Gasolina e Sinfonia do Turbo!.

12-gumpert-explosion-geneva-1

O Gumpert Explosion pode bem ser uma nova reinterpretação, da experiência que os carros de rally do grupo B proporcionavam, com os “socos nos rins”, a cada passagem de caixa, “a falta de ar”, nas acelerações a fundo e o “ranger das vértebras cervicais”, a cada curva negociada.

Isto tudo porque, o Gumpert Explosion, tira partido da sinergia Audi e recebe órgãos como o bloco 2.0 TFSI, com 420 cavalos e um binário máximo de 519Nm. Para os que se lembram bem do grupo B, este nível de potência representava o setting mais fraco. Então “passem à frente” e comtemplem os números do Gumpert Explosion S: equipado com um bloco 2.5 TFSI, 503 cavalos e 625Nm, acoplado ao sistema de tração integral Quattro.

13-gumpert-explosion-geneva-1

Com uma construção que remonta aos mágicos grupo B dos anos 80, o Gumpert Explosion conta com um chassis tubular, combinado com fibra de carbono e carroçaria com painéis em alumínio e fibra de vidro.

A performance esperada não fica atrás dos lendários carros de rally, pois o Gumpert Explosion é capaz de 3s dos 0 aos 100km/h e pouco mais de 300km/h de velocidade máxima.

A Gumpert, está decidida a dar um passo em frente e chutar a crise para trás das costas, com convicções firmes na produção do Gumpert Explosion, aceitando desde já encomendas com preços a começarem nos 105.000€, livres de impostos, despesas de legalização e transporte.

05-gumpert-explosion-geneva-1

Acompanhem o Salão de Genebra com o Razão Automóvel e fiquem a par de todos os lançamentos e novidades. Deixem-nos o vosso comentário aqui e nas nossas redes sociais!