Notícias Ermini Seiottosei: O regresso da tradição italiana

Ermini Seiottosei: O regresso da tradição italiana

A Ermini, uma marca mítica, quase esquecida no tempo, está de volta e o Salão de Genebra foi o padrinho escolhido para a apresentação do Ermini Seiottosei, a nova aposta desportiva de uma marca cheia de tradição.

A era dourada dos anos 40 e 50 já lá vai. Nessa altura, existiam pequenas «oficinas» que reuniam o melhor do savoir faire no que toca a fabricar pequenos carros desportivos, cheios de carácter, quer fosse pela beleza das suas linhas ou pelos seus corações mecânicos, como só os italianos sabiam fazer.

A história da Ermini, retrata isso mesmo. O seu criador Pasquale Ermini, proveniente de Florença, concluiu os seus estudos técnicos como mecânico em 1927, e tal como muitos outros, sem dinheiro para fundar a sua própria oficina de mecânica, teve de procurar emprego e sobretudo experiência noutras casas.

Pasquale Ermini, também conhecido por Pasquino.
Pasquale Ermini, também conhecido por Pasquino.

No mesmo ano de conclusão dos seus estudos como mecânico, Pasquale conseguiu um estágio na “Scuderia” de Emilio Materassi, um mecânico e piloto da década de 20. Porém, a ligação de Emilio e Pasquale seria abruptamente interrompida com a morte de Emilio no Grande Prémio de Itália em 1928, após um acidente mortal em Monza.

Ermini viu-se forçado a obter ainda mais experiência no mundo do automobilismo e pouco depois, seria colaborador noutras casas de renome como a Alfa Romeo e a Fiat.

Em 1932, Ermini consegue finalmente cumprir a sua visão e criar a sua oficina de mecânica. A marca Ermini nascia para o mundo cheia de potencial, com toda a aprendizagem que Pasquale tinha obtido ao longo dos anos como mecânico.

Scuderia de Ermini
Scuderia de Ermini

Pasquale Ermini viria a ter sucesso com os seus carros em competição, mas só a partir de 1952 é que a marca Ermini estaria no topo, fazendo frente a marcas como a Maserati e a Porsche, nas disciplinas da competição automóvel de Targa Florio e Mille Miglia.

Entretanto, a Ermini começou a decair em 1958, mas manteve a manutenção dos seus carros até 1962, ano que fechou portas sem qualquer recuperação à vista.

52 anos depois, quis a história que esta situação se invertesse e tal como outras marcas míticas desta época, a Ermini volta em 2014. Com um novo fôlego para indústria automóvel, apresentando-se ao mais alto nível no Salão de Genebra de 2014 com o seu novo modelo: o Ermini Seiottosei.

06-ermini-seiottosei-geneva-1

O Ermini Seiottosei é nada mais, nada menos que um “Barchetta Spider”, com chassis tubular em aço e uma carroçaria em alumínio e fibra de carbono.

Com a chancela de concepção da antiga equipa de F1 italiana fundada em 1965 e famosa por competir nos anos 80, a Osella Engineering, é a principal responsável pelo renascimento da marca Ermini. O design do Ermini Seiottosei, é autoria de Giulio Cappellini, um dos maiores designers italianos.

O Ermini Seiottosei, segue à risca, os pergaminhos originais da marca, uma receita que combina o menor peso possível com um pequeno, mas potente motor. Receita que não surge ao acaso, ou não fosse o nome do novo Ermini Seiottosei, a conjugação de números em italiano de 686, exatamente o seu peso em kg.

São 686kg de peso, num bólide com suspensão vinda diretamente da competição, esquema do tipo “push rod” e uma caixa sequencial de 6 velocidades. O coração do Ermini Seiottosei, talvez não seja tão consensual, pois vem de França, um país que desafiou os italianos durante a época de 10 e 20 do séc.XX, pelos recordes de velocidade terrestre.

13-ermini-seiottosei-geneva-1

Mas rivalidades à parte, a Osella, recorreu ao bloco F4RT do Renault Mégane RS, o bloco 2.0 turbo, foi o escolhido para animar o pequeno Ermini Seiottosei, mas desenganem-se pois a Osella achou que os 265 cavalos eram valores nada compatíveis com um carro da Ermini.

Por isso mesmo a potência do bloco 2.0l subiu até aos 300 cavalos, o suficiente para catapultar o Ermini Seiottosei até aos 100km/h em menos de 3,5s, com uma velocidade máxima de 270km/h. Para manter a compostura no Ermini Seiottosei, a Brembo, forneceu o sistema de travagem e a OZ Racing é responsável pelas belíssimas jantes de 17 polegadas, montadas em pneus Toyo R888 de medida 215/45R17 na frente e 245/40R17 no eixo traseiro.