Notícias VW Passat Performance e Bluemotion Concept: ADN antípoda!

VW Passat Performance e Bluemotion Concept: ADN antípoda!

Neste Salão de Detroit, o gigante alemão Volkswagen não irá passar despercebido, trazendo consigo uma armada de peso para a gama Passat. A marca surpreende, com 2 propostas: a versão Performance e a versão Bluemotion Concept.

Comecemos pela versão mais apimentada, o Passat Performance Concept, que introduz uma importante novidade ao nível da potência. O Volkswagen Passat Performance Concept está equipado com o bloco 1.8 TSi com 250 cavalos, associado à caixa DSG de 6 velocidades. As performances não foram divulgadas, mas esperam-se valores muito próximos daquilo que o Golf VII GTI é capaz, com menos 30 cavalos.

Volkwagen Passat PC3

A Volkswagen não adianta, mas este Performance Concept, ao que tudo indica, irá substituir o Passat Sport nos EUA, equipado com o mesmo motor mas com 180 cavalos e também a versão Europeia com o bloco 3.6 V6, não comercializada em Portugal.

Esteticamente, este Volkswagen Passat Performance Concept, distingue-se pelas jantes de 19 polegadas, iluminação LED e duplo Xénon. Na traseira temos duplas ponteiras de escape e um pequeno spoiler. No leque de cores, até agora sabemos que irá estar apenas disponível em Branco Candy, Prata Tungsten e Cinza Urano.

Volkwagen Passat PC2

Se o Volkswagen Passat Performance Concept está totalmente vocacionado para as emoções, o Passat Bluemotion é precisamente o oposto, sendo a sua principal preocupação as emissões e os consumos.
O Passat Bluemotion Concept não é de todo um híbrido, mas a Volkswagen quer que este princípio aplicado ao Passat Bluemotion seja uma alternativa de transição.

O Passat Blemotion Concept vem equipado com o bloco 1.4 TSi de 150 cavalos, associado à caixa DSG, mas a grande novidade que torna este Passat num veículo mais amigo do ambiente é o sistema de desativação de cilindros, denominado ACT (Active Cilinder Management).

Volkswagen-Passat-BlueMotion-Concept-13

O ACT atua nos cilindros número 2 e 3, apenas quando o pedal do acelerador não é pressionado. Ao pressionar o pedal do acelerador a fundo o sistema ativa de novo todos os cilindros. Embora já estando presente no Polo Blue GT, na gama Passat é uma novidade.

Volkswagen-Passat-BlueMotion-Concept-23

Outra novidade neste Passat Bluemotion Concept é o novo sistema de desacoplamento da caixa ao volante do motor, como se circulasse em relanti, mas na verdade com mudança engrenada, sistema que a Volkswagen denomina como “circular à vela”.

No que toca a diferenças estéticas, a cor de apresentação deste Passat Bluemotion Cencept é o Azul coral metálico, mas está previsto que em caso de produção, todo o leque de cores da gama, fique disponível. No interior temos o volante desportivo com os acabamentos em Piano Black, assentos a contrastar em couro bege e costuras azuis. Duas propostas distintas a marcar a gama Passat, antes da próxima versão, que está a ser preparada para 2015.

Volkswagen-Passat-BlueMotion-Concept-73

Acompanhem o Salão de Detroit aqui no Razão Automóvel e fiquem a par de todos os desenvolvimentos nas nossas redes sociais. Hashtag oficial: #NAIAS