Audi A8 L Security: Segurança Máxima!

Audi A8 L Security: Segurança Máxima!

Sem dúvida, uma proposta de peso. Fiquem a conhecer a nova proposta «à prova de bala» de Ingolstad: o Audi A8 L Security. Uma berlina topo de gama, que é uma autêntica caixa forte.

A Audi acaba de revelar a sua proposta mais musculada no que respeita ao transporte de pessoas passiveis de ataques à mão armada, seja com uma pistola ou quiçá com um lança-rockets. Pronto para lidar com qualquer situação – e dar o peito às balas com a frieza de um Chuck Norris… – este Audi A8 L Security, está equipado com as mais modernas tecnologias de blindagem. Portanto, antes de atacarem uma viatura deste tipo é melhor reconsiderarem…

Audi A8 L Security

A sua estrutura, tendo por base a versão L, ou seja a longa, mede ums imponentes 5,23m de comprimento. No esqueleto deste A8 L Security continuamos a ter a estrutura ASF (Audi Space Frame), maioritariamente em alumínio e produzida na fábrica de Neckarsulm, o quartel general do sistema Quattro e linha de produção do Audi A8.

Mas para este Audi A8 L Security, os componentes estruturais de reforço do chassis e blindagem são produzidos à mão, num local secreto. Para que sejam montados na estrutura do A8, são necessárias 450 horas de mão-de-obra altamente qualificada.

Audi A8 L Security

Para terem uma ideia da resistência deste Audi A8 L Security, o Centro de testes balísticos Alemão certificou oficialmente o modelo, para o cumprimento da norma de proteção balística classe VR7. Ou seja, este modelo é capaz de proteger os ocupantes contra munições de calibre igual ao das munições de guerra usadas pela NATO. Em alguns pontos, o A8 L Security, excede essas mesmas normas conseguindo classificações para os níveis VR9 e VR10, o que significa que este A8 L Security é capaz de resistir a ataques com explosivos.

A célula do habitáculo para os ocupantes é feita com materiais altamente resistentes e passa por processos complexos. Por exemplo, a armadura em aço integrada com o chassis e forjada a alta temperatura, proporciona uma melhor ligação das propriedades moleculares do aço. Para a superfície vidrada temos um conjunto de aramidas (Kevlar), policarbonato e vidro multi-laminado. Os forros das portas contam com proteções cerâmicas e alumínio de categoria aeroespacial.

Nos lugares traseiros temos um sistema de intercomunição para o exterior, através das colunas na grelha da frente, ótimo para dissuadir qualquer terrorista ou simplesmente pedir educadamente, que no agitado transito, saiam da frente deste imponente «tanque» de luxo.

No que toca à segurança isto não é tudo, ainda existem gadgets opcionais dignos do espião mais famoso do mundo, James Bond. Como é o caso do emergency exit system, um sistema que através de carga pirotécnica permite ejetar as portas, para que os ocupantes consigam sair do Audi A8. Mas este ainda é um sistema que aguarda patente.

Temos também como opcional o sistema de inibição de incêndio, que contempla extintores com carga especificamente orientada para diversas partes, desde o depósito de combustível até ao compartimento do motor.

E para os mais claustrofóbicos, como não poderia deixa de ser, temos também o sistema de ar fresco. Este sistema, sela o habitáculo totalmente e previne a entrada de gases tóxicos, sendo o ar a bordo fornecido por 2 tanques de oxigénio, excelente para qualquer magnata russo, que queira passear, por exemplo, por Chernobil.

Por fim, os opcionais são complementados com sistemas de fecho centralizado seletivo, sirenes, radio digital e telefone satélite assim como câmaras exteriores. A Audi garante que pode disponibilizar ainda mais itens para o Audi A8 L Security, a pedido do cliente. Será que um lança misseis é possível?

No interior nada a destacar, estamos perante um modelo que vem munido do melhor que o preço pode oferecer e a tecnologia a bordo suplanta em muito as expectativas.

Audi A8 L Security

Na oferta motriz do A8 L Security, temos 2 opções à escolha. A primeira contempla o bloco 4.0 TFSI e a segunda, o bloco 6.3 W12 FSI com 500 cavalos e 625Nm de binário máximo, que permite ao A8 L Security, realizar os 0 aos 100km/h em apenas 7,1s e atingir os 210km/h, com uma média de consumo de 13,5L/100km. Nada mau para um tanque de luxo com mais de 2,5 toneladas de peso.

Ambas as ofertas motrizes contam com sistema de tração integral Quattro, especialmente afinado para distribuir mais tração para as rodas traseiras, e caixa tiptronic de 8 velocidades.

Para manter o comportamento dinâmico deste «peso-pesado» em ordem, contamos com suspensão auto adaptativa, totalmente comandada pelo sistema Audi Drive Select. Mas se o terreno acidentado der lugar a terrenos com minas, podemos contar com as jantes forjadas de 19 polegadas montadas em pneus reforçados Run Flat de medida 255/70, com anéis de polímero especial a reforçar os flancos.

Audi A8 L Security

As encomendas do Audi A8 L Security já podem ser realizadas e quem comprar um irá ter um tratamento digno de um nobre: a compra deste modelo contempla um programa de acompanhamento do cliente, o qual oferece também o treino especial para condutores e passageiros.

Uma proposta sem dúvida, pensada na segurança dos seus ocupantes, feito para suportar as situações mais ameaçadores, o perigo é o seu habitat natural e a pressão o seu modo de vida, este Audi A8 L Security promete revolucionar os blindados de alta categoria.