Notícias Volkswagen Design Vision GTI ao detalhe: Golf com esteróides

Volkswagen Design Vision GTI ao detalhe: Golf com esteróides

Muito se especulou após a apresentação do Volkswagen Design Vision GTI, desde as dúvidas quanto ao motor, passando pela performance e até pelos acabamentos interiores.

Mas o Razão Automóvel, traz-vos todos os detalhes sobre este concept para um futuro GTI, com capacidades de superdesportivo. Os fãs do Golf GTI podem agora relaxar o espírito e afogar a ansiedade, pois vamos levar-vos numa nova viagem pelos detalhes deste Volkswagen Design Vision GTI.

Vamos já ao que interessa e por isso mesmo, entramos «a matar» com a performance deste Volkswagen Design Vision GTI, que conta com uma velocidade máxima de 300km/h e 3,9s dos 0 aos 100km/h, valores que dissipam já qualquer dúvida quanto à vocação superdesportiva deste «Golf em esteróides».

2013-Volkswagen-Design-Vision-GTI-Classic-1-1280x800

Ainda a recuperar o fôlego de tamanha performance para este pequeno familiar(?!) passemos ao design, que é responsabilidade de Klaus Bischoff, diretor de design da Volkswagen. O kit de carroçaria extremamente largo permite acomodar pneus mais largos e aumentar a largura de vias, premiando a estabilidade. Quando falamos de pneus mais largos estamos a falar de pneus com largura 235mm na frente e 275mm na traseira, calçados em jantes de 20 polegadas.

2013-Volkswagen-Design-Vision-GTI-Static-12-1280x800

Falando do demónio que atormenta a alma (chassis) deste Volkswagen Design Vision GTI, muita tinta correu, sobre que motor realmente equipava este Golf «possuído». A escolha final recaiu no bloco 3.0 TFSI biturbo, que disponibiliza 503 cavalos às 6500rpm e um binário avassalador de 560Nm às 4000rpm, mas não é tudo. Reparem bem que às 2000rpm já temos 500Nm, prontos a torrar qualquer conjunto de pneus e a castigar a caixa DSG – sorte a nossa estamos escudados pelo sistema de tração integral 4Motion, para o que der e vier.

Mas a Volkswagen não quis só injetar doses de loucura no Volkswagen Design Vision GTI, até porque, apesar do cariz superdesportivo deste Golf, a consciência ambiental não ficou esquecida e o Volkswagen Design Vision GTI, está equipado com 2 catalisadores de 3 vias, tudo para que nenhum ambientalista convoque uma manifestação à porta da Quinta do Anjo (Autoeuropa).

2013-Volkswagen-Design-Vision-GTI-Mechanical-Engine-1280x800

Claro está que quando a potência sobe, em carros com curtas distâncias entre eixos, a travagem torna-se um ponto fulcral no equilíbrio dinâmico destes pequenos foguetes e por isso mesmo, o Volkswagen Design Vision GTI, está equipado com um kit de travagem carbo-cerâmico, composto por discos de 381mm na frente e 355mm atrás.

Agora que já vos fizemos uma visita guiada à casa das máquinas, vamos falar realmente de quão significativas são as diferenças deste Volkswagen Design Vision GTI, para um Golf mk7 GTi. Embora pareça semelhante em comprimento, de facto não é pois este concept é 15mm mais curto, devido ao design do para-choques traseiro. Em termos de altura, como é óbvio, este Vision GTi tem menos 55mm e na largura ganha mais 71mm. Em termos de largura de vias, este vision GTi conta com 1,58m, enquanto que o Golf GTi mk7 só tem 1,51m.

2013-Volkswagen-Design-Vision-GTI-Interior-1-1280x800

Esteticamente o Volkswagen Design Vision GTI, segue o padrão GTI, com o esquema tradicional de pintura da carroçaria em branco candy, contrastes com acabamentos piano black e os pequenos detalhes, como friso da grelha frontal e os letterings GTI a vermelho.

No interior, Tomasz Bachorski, diretor de design de interiores da Volkswagen, limitou-se a ordenar à sua equipa que seguisse o puro estilo do icónico GTI, talvez seja por isso que o interior minimalista, apenas com os comandos essenciais e alguns apontamentos de design, lhe assente tão bem.

2013-Volkswagen-Design-Vision-GTI-Interior-Details-4-1280x800

O volante recebeu um tratamento especial e conta com as patilhas da caixa DSG, redesenhadas para serem mais ergonómicas. No que toca a instrumentação essencial a mesma foi condensada ao centro e conta com botões para: piscas de emergência, câmara interior, corte de corrente eléctrica, sistema de supressão de incêndio e por fim, um botão para o ESP. O Volkswagen Design Vision GTI, conta ainda com um seletor no volante, ao estilo do Manettino da Ferrari, que permite escolher 3 modos de condução: o modo “Street”, mais voltado para a condução urbana, o modo “Sport” e por último, o modo “Track”.

2013-Volkswagen-Design-Vision-GTI-Interior-Details-5-1280x800

Para os fãs da instrumentação estilo Nissan GTR, este Volkswagen Design Vision GTI, disponibiliza informações no ecrã da consola central relativas à potência, binário e pressão dos turbos. Estas informações, podem ser comutadas por um mapa de uma pista com as voltas cronometradas. As câmaras interiores podem ser orientadas para várias zonas do cockpit e permitem uma experiência diferente para os track days.

Uma proposta radical da Volkswagen que mexeu com o coração dos fãs GTI. Os preços, caso seja produzido, não serão famosos, mas este Volkswagen Design Vision GTI é a prova de que a Volkswagen, não produz só o «carro do povo» e também é capaz de apresentar algo fresco para captar as atenções.