Zinoro 1E: A tua cara não me é estranha…

Zinoro 1E: A tua cara não me é estranha…

Calma, não se precipitem. Não estão perante mais uma cópia chinesas mal executadas de um modelo europeu… é mesmo um BMW a «sério». Conheçam o Zinoro 1E, o gémeo falso do X1.

Quem está mais atento ao fenómeno de contrafação na China, poderá sentir-se tentado a apelidar imediatamente o Zinoro 1E de cópia descarada do BMW X1, mas não é. Diz-se que é uma espécie de BMW de pleno direito, mas com outro logótipo. Uma estreia absoluta no Guangzhou Auto Show, Salão Internacional da China.

Este híbrido germano-chinês nasce da joint-venture entre a BMW e a sua marca local Brilliance Auto que em conjunto criaram a Zinoro. Uma marca que será o porta-estandarte da BMW na china para o segmento dos automóveis elétricos. A marca afirma que não lança este modelo a pensar desde já nos grandes volumes de vendas, mas antes lança-o numa perspectiva de ser um primeiro passo no estabelecimento da marca Zinoro como a referência em veículos elétricos na China.

Zinoro-BMW-1E-11[2]
Sim é verdade. Parece mas não é, ou será que é mesmo?
Quanto ao resto, uma olhadela às fotografias e as semelhanças entre o Zinoro 1E e o seu irmão gémeos de ocasião são por demais evidentes. A grande diferença encontra-se debaixo das «chapas», onde em vez de um motor de combustão podemos encontrar baterias e um motor elétrico, emprestado pelo BMW i3, desenvolvendo a mesma potência que este: 168cv e 250Nm de binário máximo. 

De acordo com a marca o Zinoco E1 atinge a velocidade máxima de 130km/h e tem uma autonomia de 150km com a carga máxima (demora 7.5 horas a carregar totalmente).