Notícias See Through: Investigadores da Universidade do Porto querem ver através dos carros

See Through: Investigadores da Universidade do Porto querem ver através dos carros

Uma equipa de investigadores da Universidade do Porto está a trabalhar num sistema que promete salvar muitas vidas. Conheçam o See Through um sistema de realidade aumentada que torna os veículo transparentes.

Não é todos os dias que alguém pode congratular-se por desenvolver um sistema com potencialidade para salvar milhares de vidas. Mas um grupo de investigadores da Universidade do Porto, liderados pelo Prof. Michel Paiva Ferreira, pode fazê-lo.

Pode porque desenvolveu um sistema de realidade aumentada que permite aos condutores “ver” através de outros veículos. Desta forma passa a ser possível antecipar os perigos que anteriormente estavam ocultados do nosso campo de visão e também calcular de forma mais segura manobras rotineiras como uma ultrapassagem. O sistema chama-se See Through

O See Through ainda está em fase de desenvolvimento mas como podem ver no vídeo mais abaixo o potencial é enorme. Porque com a cada vez maior informatização dos veículos, é apenas uma questão de tempo para que os mesmos comecem interagir entre si no trânsito e a fazer uso das potencialidades em rede. Como já aqui dissemos, cada vez os automóveis estão mais emancipados do ser humano, Até para nosso bem…

Talvez um dia o See Through desenvolvido em Portugal se torne obrigatório. Parabéns à Universidade do Porto e à equipa de investigadores.